Ciencias do ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Ciência do Abiente estuda as circunstâncias, estrutura e condições do ambiente de trabalho, com a finalidade de conhecer os risco a saúde. Dentro destes critérios a seguir apresenta-se os tipos de ambientes de trabalho e os riscos oferecidos nos mesmos.


Os ambientes de trabalho, quanto aos riscos oferecidos, se distribuem em 4 classes:
Ambiente praticamente semrisco, um ambiente onde o número de riscos é relativamente pequeno e, sendo aparentemente de “pequeno grau”, tornam-se quase imperceptíveis. Entretanto, não podemos negligenciar o fato, pois, qualquer risco, por menor que seja, deve ser tratado como “potencialmente grave”.
Ambiente com condições perigosa é um ambiente onde os acidentes e doenças podem ocorrer em situações de gravidade,inclusive com risco de morte. Na maioria, é vetado o trabalho de menores de idade e, em alguns casos, é permitido desde que eles estejam devidamente protegidos.
Ambiente com risco de insalubridade, apesar de essencialmente técnica esta classificação, ela assume um caráter legal, com a preocupação da compensação pecuniária, com o pagamento do adicional salarial.
Ambiente com risco depericulosidade são situações onde o risco é elevado e, em ocorrendo o acidente, quase sempre resulta em morte do trabalhador.
O trabalho com R-X é, tecnicamente, caracterizado como insalubre; mas, legalmente é considerado como “periculoso”.
Para qualquer ambiente de trabalho, e para qualquer atividade que vá exercer, o homem tem que ser “adaptado”, isto é, o trabalhador tem que: recebertreinamento, alimentar-se adequadamente, usar epi em função do risco existente, ser motivado, e outros procedimentos de “ajuste do homem ao trabalho”.

1. Ciência do Abiente

A ciências do ambiente está ligada diretamento com as normas regulamentadora, as NR’s. Cada uma é usada conforme sua aplicação dentro das empresas.
As normas regem legalmente as atividades industriais no que serefere ao ambiente industrial:
• Instalações
• Segurança
• Medicina no Trabalho
• Saúde ocupacional e diversas outras
Diretamente, abordaremos epecificamente a NR17 e NR9, que tratam respectivamente de Ergonomia e Riscos Ambientais


2.NORMAS REGULAMENTADORAS
2.1. NR1 - Disposições Gerais:
Estabelece o campo de aplicação de todas as NormasRegulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho do Trabalho Urbano, bem como os direitos e obrigações do Governo, dos empregadores e dos trabalhadores no tocante a este tema específico. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 154 a 159 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.


2.2. NR2 - Inspeção Prévia:
Estabeleceas situações em que as empresas deverão solicitar ao MTb a realização de inspeção prévia em seus estabelecimentos, bem como a forma de sua realização. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, é o artigo 160 da CLT.


2.3. NR3 - Embargo ou Interdição:
Estabelece as situações em que as empresas se sujeitam a sofrer paralisação de seusserviços, máquinas ou equipamentos, bem como os procedimentos a serem observados, pela fiscalização trabalhista, na adoção de tais medidas punitivas no tocante à Segurança e a Medicina do Trabalho. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, é o artigo 161 da CLT.


2.4. NR4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina doTrabalho:
Estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas, que possuam empregados regidos pela CLT, de organizarem e manterem em funcionamento, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. A fundamentação legal, ordinária e específica,...
tracking img