Ciencias do Ambiente

Páginas: 5 (1091 palavras) Publicado: 7 de março de 2014
Fontes Renováveis de Energia
As fontes renováveis de energia são aquelas inesgotáveis, pois são encontradas na natureza em grande quantidade ou que possuem a capacidade  de regeneração por meios naturais. 
Exemplos de fontes renováveis de energia:
- Energia Eólica
- Energia Solar
- Energia Hidráulica
- Energia Geotérmica
- Biomassa (agrícola)

Energia Eólica
A energia eólica éa energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia gregae, portanto, pertencente ou relativo ao vento.
Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar deuma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente). 
Em 2009 a capacidade mundial de geração de energia elétrica através da energia eólica foi de aproximadamente 158 gigawatts (GW), o suficiente para abastecer as necessidades básicas de dois países como o Brasil(o Brasil gastou em média 70 gigawatts em janeiro de 2010). Para se ter uma idéia da magnitude da expansão desse tipo deenergia no mundo, em 2008 a capacidade mundial foi de cerca de 120 GW e, em 2007, 59 GW.
A capacidade de geração de energia eólica no Brasil vem aumentando ano a ano. Em 2008 era de 341MW, em 2009 passou 606 MW, e em 2010 atingiu o valor de 920MW. O Brasil responde por cerca da metade da capacidade instalada na América Latina, mas representa apenas 0,38% do total mundial.
Até 2005 a Alemanhaliderava o ranking dos países em produção de energia através de fonte eólica, mas em 2008 foi ultrapassada pelos EUA.
Desde 2010 a china é o maior produtor de energia eólica. Em 2011 o total instalado nesse país ultrapassava os 62.000MW (62GW), comparado com os 44.000MW instalado até 2010, foi um aumento de 41%.

Vantagens
É uma fonte renovável, não emite gases de efeito estufa, gases poluentes enem gera resíduos na sua operação, o que a torna uma fonte de energia de baixíssimo impacto ambiental.
Os parques eólicos (ou fazendas eólicas) são compatíveis com os outros usos do terreno como a agricultura ou pecuária, já que os atuais aero geradores têm dezenas de metros de altura.
O grande potencial eólico no mundo aliado com a possibilidade de gerar energia em larga escala torna esta fontea grande alternativa para diversificar a matriz energética do planeta e reduzir a dependência ao petróleo. Em 2011 na União Europeia ela já representa 6,3% da matriz energética, e no mundo mais de 3,0% de toda a energia elétrica.

Desvantagens
Se não forem feitos os estudos de mapeamento, medição e previsão dos ventos, ela não é uma fonte confiável. Não há muitos dados sobre o regime de ventosno Brasil, e eles costumam serem aproveitáveis somente durante parte do ano.
Gera poluição visual devido à alteração da paisagem do local, para alguns as pás dos geradores é uma poluição visual, para outros pode ser considerado um atrativo turístico.
Apesar de não ter pesquisas conclusivas indicando impacto na fauna, deve-se ter cuidado para evitar instalação em corredores de migração de avesou habitats de reprodução de animais silvestres, e se preciso utilizar linhas de transmissão subterrâneas.
Como qualquer maquina, também exige manutenção interna dos aero geradores que deve ser realizada de forma preventiva e constante.
A maior desvantagem é a não regularidade da geração, pois a geração depende do vento que não são sempre constantes. Como a disponibilidade de energia diáriavaria de um dia para outro, a geração eólica pode ser menos confiável que as fontes convencionais. Devendo ser alternativa complementar e não substituta na matriz energética.

Energia Hidráulica
A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciencias do ambiente
  • Ciências do Ambiente
  • Ciencia do Ambiente
  • Ciência do Ambiente
  • Ciências do Ambiente
  • Ciencias do ambiente
  • ciencias do ambiente
  • Ciencias do ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!