Ciencias do ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR - DESU
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA INDUSTRIAL
DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE

Documentário Al Gore:

RELATOS DO AQUECIMENTO GLOBAL

Professor: Tito Carvalho Tsuji
Aluno: Peterson Silva da Silva

São Luis – MA
2011

Considerações Relevantes Realizado por Al Gore:
 Basicamente, é um documentário sobre as palestras dadas por um cidadão norte-americano, mescladas a relatos de suas experiências de vida. O que faz toda a diferença é que essas palestras são sobre o aquecimento global e quem as dá é o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, o democrata Al Gore, no lugar dele, quem foi eleito foi o Bush, que não aceitou assinar o tratado de Kioto (que tinha comoobjetivo reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa). Al Gore passou grande parte de sua vida pesquisando sobre o efeito Estufa e o aquecimento global.
Gore levanta questões essenciais sobre a produção de combustíveis fósseis e o rápido desaparecimento de geleiras ou a ocorrência de catástrofes climáticas. A extensa pesquisa que mostra lança sobre sua platéia uma extraordinária coleçãode dados sobre os perigos do aquecimento global e o que poderia ser feito para reduzir o seu impacto.
O calor dos argumentos de Al Gore corre o perigo de se derreter nesse formato, como as geleiras que se esfacelam no Ártico ou na Groenlândia. Mas a pertinência do que está sendo dito não se dissolve. Uma Verdade Inconveniente faz timidamente pela sobrevivência do planeta o que a mídia poderiafazer numa escala gigantesca, de que nenhum filme é capaz. Desperta a consciência para a iminência da extinção da raça humana, que até bem recentemente os cientistas só esperavam para os próximos milhares de anos. Mostra que a qualidade de nossa vida no planeta vai piorar na semana que vem, e no próximo ano, e todos os dias. Essa não é uma invenção do protagonista – é um consenso científico.A situação climática atual não parece decorrer apenas da falta de investimentos, adoção de medidas e atitudes pouco conscientes das pessoas, mas de uma intrincada e complexa rede de relações sociais, políticas, econômicas e culturais. . Ele faz uma simplificada relação entre economia e ambiente reduzindo a questão, que considera uma falsa oposição, a uma balança em que barras de ouro sãocolocadas em um prato e o planeta de outro. Arranca risos da platéia quando diz ser esta uma oposição simples de resolver: “se tirarmos o planeta...”; se se vê a balança despencando.
Gore diz em vários momentos, e também usa dramas pessoais seus, para dar potência a algumas afirmações, como de que podemos perder a terra, de que nossas gerações futuras não mais terão acesso à natureza porque nós adestruímos
Soluções apresentadas pelo apresentador Al Gore: mudança nas condutas individuais., além de algumas palavras ditas por Al Gore em sua palestra, como reciclem; economizem energia; divulguem essas informações; elejam os políticos comprometidos com a causa.
A proposta de que os países pobres e em desenvolvimento mantenham intocadas as “grandes reservas de biodiversidade” que possuem, oque os países ricos já devastaram. Mais do que administrar e gerir os recursos naturais, o aquecimento global envolve a administração de visões e interesses humanos, muitas vezes divergentes.
Síntese geral do documentário: Segundo Gore, o debate está terminado. A comunidade científica concorda que o planeta está aquecendo e os responsáveis somos nós. Os efeitos têm sido e serão ainda maiscatastróficos. Em sua palestra, Gore apresenta dados factuais que as calotas polares estão derretendo, o nível dos oceanos está subindo e o clima vem apresentando mudanças drásticas de comportamento. Isso tudo resulta numa constância de furacões, enchentes, seca, praga de insetos e epidemias. O efeito no futuro será um caos político, econômico e social.
No filme, Al Gore destrói com dados...
tracking img