Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE CONTAS DE UMA EMPRESA COMERCIAL


Rodrigo Welp
Tatiane Cardoso de Oliveira
Washington Alencar
Prof.ª Ana Cristina Costa Correia
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Ciências Contábeis (CTB-0049) – Módulo IV
10/11/12

RESUMO

Neste artigo, apresento o plano de contas empregado na contabilização dos atos e fatos administrativos de uma empresacomercial do ramo de venda de máquinas e equipamentos, situada em Manaus-AM, com 160 funcionários e considerada de médio porte (faturamento bruto anual entre R$ 1,2 milhões e R$12,0 milhões). A mesma usufrui dos incentivos de ICMS concedidos pela SEPLAN para empresas comerciais com benefícios da Zona Franca de Manaus.
O trabalho foi baseado em um estudo de caso (tipologia de prática real), noqual a equipe de acadêmicos entrevistou o Controller da empresa (profissional com formação em Bacharelado em Ciências Contábeis e com especialização em Finanças) e teve acesso a todos os relatórios contábeis pertinentes ao estudo em questão.

Palavras-Chave: Normas de condutas para o registro de operações, criação e organização do plano de conta, eficácia do plano de contas para empresa.

1.INTRODUÇÃO

Todas as empresas demandam de um plano de contas para a contabilização dos atos e fatos administrativos, devendo o mesmo ser customizado ao ramo de atuação, porte e demanda dos usuários e partes interessadas da empresa. O Plano de contas ideal é aquele que satisfaz com eficiência as demandas internas e as exigências legais da empresa.

1.1 OBJETIVO

Prover aos leitores do artigouma noção sobre a forma de identificação, o funcionamento e a importância da padronização e adequação do plano de contas de uma empresa comercial para a contabilidade e para a tomada de decisão dos acionistas e gestores, bem como demonstrar de forma simples e objetiva, em quatro níveis, o detalhamento das contas de resultado e de balanço patrimonial.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 PLANO DECONTAS

Plano de Contas ou Elenco de Contas é o conjunto de contas previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis. 
A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que os usuários de informações podem necessitar detalhamentosespecíficos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender.
As contas são tudo que se compra, vende, recebe ou paga. Resumem-se em bens, direitos, obrigações e Patrimônio Liquido. São classificadas em:
Contas Patrimoniais: representam os bens, direitos, obrigações e a situação liquida das entidades, ou seja: ativo, passivo e patrimônio liquidao. As contas patrimoniais possuem vidaindeterminada, permanecendo com o seu saldo no momento das demonstrações, sendo que o saldo final de um exercício representa o saldo inicial da mesma conta no exercício seguinte.
Contas de Resultado: Modificam o patrimônio liquido e estão representados pelas receitas e pelas despesas. No final de cada exercício estas contas terão seu saldo transferido para a conta de apuração do resultado, sendo que noexercício seguinte elas começam com o saldo zero.
Para tal, é fundamental criar um plano de contas comentado de modo que este oriente os demais usuários quanto ao funcionamento e característica de cada conta.

2.2.OBJETIVOS DO PLANO DE CONTAS

  O plano de contas é uma técnica tradicional da contabilidade de ordenação das contas, de forma lógica e estruturada, para melhor compreensão do conjuntopatrimonial e sistematização do trabalho contábil.
O principal objetivo do plano de contas é estabelecer normas de conduta para o registro dos lançamentos contábeis de forma a criar condições ótimas de classificação e acumulação dos dados das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais: 
a) atender às necessidades de informação da...
tracking img