Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

NOME
MATRICULA

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

CIDADE
DATA

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

A CBC – Companhia Brasileira de confecções é uma empresa de confecções liderada por Claudio, ex gerente de uma das mais conceituadas lojas de modas da capital e Marcel, imigrante francês recém chegado ao país, que trouxe uma grande experiência da indústria confecções. Aempresa nasceu em 1974 com pequeno porte que ao passar do tempo cresceu e tornou-se uma das maiores indústrias de confecções no mercado brasileiro.
Claudio com sua habilidade administrativa e Marcel com a habilidade técnica em mecânica fizeram a empresa subir no mercado no ramo de confecções de roupas em um curto tmepo. Com peças de alta qualidade e perfeição, conquistaram fornecedores,consumidores que adoravam vestir roupas com a etiqueta CBC, onde em sua maioria eram jovens que estavam sempre atentos as atualidades da moda.
Com as devidas tomadas de decisão, Claudio e Marcel fizeram da empresa única com excelência em corte, costura, modelagem, para a época. Fez-se notável que a determinação de ambos os donos do negócio fez com que a empresa acelerasse suas vendas e crescimentoeconômico financeiro, mas não por muito tempo.


2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

A CBC possui o seguinte quadro organizacional: 2 sócios ( Claudio – Diretor Presidente e Marcel – Diretor Superintendente), 5 cargos de diretoria foram criados onde foram ocupados por funcionários que mais se destacaram nos quatro anos de empresa.
Com as funções designadas o que se esperava é que cada umsoubesse realizar sua função em conjunto com as outras funções e tomassem as decisões necessárias na solução de um eventual problema, contudo, Claudio era quem tomava as decisões, não permitia a relação sinérgica.
Uma vez definida a missão corporativa da empresa, uma vez conhecida a situação externa e interna da empresa, através da realização dos estudos de gestão patrimonial, chega a hora dedefinir precisamente os objetivos da empresa. Quando se tem conhecimento, melhores metas, metas mais realistas podem ser traçadas. Do mesmo modo que a empresa não deve desperdiçar seu potencial de crescimento focando em objetivos comuns, também não pode gastar toda a sua energia tentando atingir um objetivo impossível. Para definir as metas da empresa, antes de mais nada, é preciso conhecimento.
Aempresa CBC adotou um sistema de planejamento estratégico onde a cada estação do ano era feita uma nova remessa de roupas, nova coleção, ou seja, a cada quadrimestre. Contudo, sabe-se que é preciso se adiantar ao mercado, prever as tendências, uma empresa que não tem planejamento se move ao acaso, não se sabe onde ela pode parar, vive somente do presente.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Hoje, aliderança é vital, nas organizações. Conforme Motta (1999, p. 118), a liderança é “menos como um fenômeno individual e mais como um processo social – grupal e interativo”, pois funciona através das pessoas. Nesse sentido, segundo Bennis (1996), a principal missão das organizações, bem como seu principal desafio, é aperfeiçoar o potencial das pessoas e, neste sentido, cabe ao líder buscar os...
tracking img