Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Nos dias atuais tornou-se de extrema importância à contabilidade dentro de uma empresa, seja ela grande ou pequeno porte; É a contabilidade quem controla toda a vida econômica, financeiro e patrimonial da empresa.
No decorrer do trabalho iremos abordar as origens e as evoluções da contabilidade, desde o período antigo até a chegada no Brasil.
Em seguida veremos oobjetivo da contabilidade dentro de uma empresa e suas demonstrações contábeis.
Apresentaremos os princípios da contabilidade que representam à essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência; E os postulados que visam preparar meios de atingir o objetivo da entidade.
Definições de Ativo, Passivo, Patrimônio Liquido, conceituando Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos. ConceituandoReceitas, Despesas, Perdas e Ganhos. A importância e as principais características da DRE. Com relação à DFC, indicando os dois métodos que podem ser utilizados.
Normas Brasileiras de Contabilidade, e a Lei 11.638/07 princípios básicos da Contabilidade, bem como, a estrutura e organização da informação contábil.

1. Origem da Contabilidade

A história da contabilidade começaaproximadamente por volta de 4.000 anos A.C; As primeiras necessidades de se utilizar à contabilidade se deram através do interesse em saber qual a quantidade de patrimônios individual. Com a atividade de agricultura e pastoreio, tornara-se fundamental a separação de terras e bens materiais, surgia então à busca de pessoas por riquezas individuais.
A contabilidade começa a se materializar atravésda contagem de pedras na atividade do pastoreio, ou seja, cada cabeça de ovelha valia uma pedra, a partir de então, era de grande interesse dos donos desses rebanhos, à medida que o tempo passava. Saber se a quantidade de seu rebanho havia aumentado ou diminuído, começavam então, as primeiras atividades contábeis.
Na época surge também o que é conhecido como patrimônio, à medida que essesdonos de terras morriam, deixavam para seus filhos e famílias suas posses, ou seja, era passado para esses parentes toda a herança.
Com o passar dos tempos, sem utilização de moedas, escrita ou números, a prática de contagem de rebanho vai ganhando força e materialidade, surge então a fase empírica da Contabilidade, ou seja, começavam a utilizar imagens, desenhos e figuras para identificar opatrimônio adquirido, começam a surgir também as marcas em árvores e pedras.
As primeiras práticas do comércio têm papel fundamental na origem da contabilidade, a atividade de troca e venda exigia o conhecimento exato sobre as variações de bens para cada transação efetuada.
Outro fator contribuinte e facilitador do início da Contabilidade foram a criação do papel e do cálamo (pena deescrever), criado no Egito antigo, foi importante para o registro das informações dos negócios.
O processo de contabilizar o patrimônio foi ganhando complexidade, exemplo é o que acontecia com a República Romana (200 a.C), onde existiam os registros de receitas de caixas, lucros, salários, perdas e outros.
Entende-se que a contabilidade é tão antiga quanto à civilização, era deinteresse da humanidade desde épocas antigas saber a quantidade de patrimônio adquirido ao longo dos tempos, porém mesmo após inúmeros avanços e inovações no tema, o termo Contabilitá aparece pela primeira vez na Itália.

2. Contabilidade e sua Evolução



A contabilidade decorre por diversos períodos, como veremos a seguir:



2.1 Período Antigo



Período que abrange asprimeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã; Como descrito anteriormente, a contabilidade praticada pelo homem antigo era com o objetivo de contar o patrimônio. O inventário era extremamente importante nesse processo a fim de armazenar informações sobre esses valores.
Citamos como exemplo da contabilidade na época antigo as gravações em peças de argila feitas pelos suméricos,...
tracking img