Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS






RODRIGO LISBOA BORGES






PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“Analisando o Contexto Empresarial – 1º Semestre”






















Vacaria
2011





ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL











Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a produção textual interdisciplinar individual 1º semestre.

Orientador: Equipe de Professores 1º Semestre














Vacaria
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL 4
2.1 A Matemática a Serviço das Empresas 4
2.2 Fatores Ambientais dasOrganizações 5
2.3 Aspectos Jurídicos do Empresário 6
2.4 A Participação da Contabilidade nas Empresas 8
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO

Pertente-se através deste trabalho estudar a Contabilidade que é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não.
Assegurar o controledo patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou meramente ideais.
A contabilidade, dentro de sua funcionalidade, sempre vai depender de vários fatores para sua realização. Neste trabalho, irá ocorrer uma visãode conceitos e explicações algumas áreas de grande importância para a realização de projetos, aberturas de empresas e seu desenvolvimento.
Desde a matemática, passando pelos fatores ambientais, aspectos jurídicos relacionados a indivíduos que pretendem se tornar empresários, como também uma ampla explicação sobre tópicos do balanço patrimonial, que será o centro de toda operação ecalculo contábil referente à empresa.

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL


2.1 A Matemática a Serviço das Empresas

A administração é um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção, que têm como objetivo alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos,arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes à matemática.
Através do raciocínio lógico alcançado pela matemática os administradores poderão tomar suas decisões financeiras e analisarem os riscos. Dentro da administração a matemática possui sua importância praticamente em todas as áreas, temos como exemplo a administração de recursos humanos, na pesquisaoperacional, na administração de materiais, logística, administração da produção financeira, contabilidade, estatísticas e outras, mas dentre todas estas, cabe ressaltar a importância que a matemática financeira possui, que através da interpretação de dados podemos acompanhar as diversas formas de pagamento de empréstimo, observar como ocorre a depreciação dos bens patrimoniais, trabalhar com ofinanciamento de imóveis. É por falta de planejamento e controle financeiro é que muitas empresas quebram no terceiro ano de sua existência, apresentando insuficiência e inexistência de suporte financeiro para sua organização, sendo indiscutivelmente necessárias de informações do Balanço Patrimonial, no qual se contabiliza estes dados na gestão financeira, se analisando detalhadamente para a tomada dedecisão.
A Estatística já nos permite a interpretação das planilhas e as variações a médio e longo prazo. Na vida pessoal, quando o administrador aplica os conhecimentos matemáticos em seu cotidiano financeiro, alcançará a melhor forma de administrar seus recursos.
A Contabilidade e a Matemática são duas ciências que evoluíram desde a antiguidade. Sempre caminharam...
tracking img