Ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Diversos procedimentos diferentes são realizados pela Sabesp para realizar o tratamento do esgoto.

Reator anaeróbio de fluxo ascendente: tratamento biológico anaeróbio, isto é, sem oxigênio. Microorganismo presentes num manto de lodo fazem a decomposição da matéria orgânica.
O reator atua como um filtro passa por debaixo doreator e passa pela camada de lodo a eficiência desse processo atinge 65% a 75% e por isso me feito m tratamento complementar. Esse tratamento é chamado de lagoa facultativa e fato operação e compacto.

Lagoa facultativa: facultativo refere se a mistura de condições aeróbias e anaeróbias um oxigenação e pode chegar ate 3 metros de profundidade. As condições aeróbias são mantidas nascamadas superiores das arvores e as anaeróbias predominam em camadas ao fundo da lagoa.
As bactérias que vivem nas lagoas utilizam o oxigênio produzidos pela algas para oxidar a matéria orgânica. Um dos produtos finais desse processo é gás carbônico que é utilizado pelas algas da sua fotossíntese.
Esse tratamento reduz grande parte do lodo e é ideal para pequenas cidades situadas nointerior dos estados.

Lagoa anaeróbia são lagoas profundas de 3 a 5 metros, para reduzir penetração de luz nas camadas inferiores. Também lançados um grande carga de matéria orgânica para que o oxigênio consumido seja maior que o produzido.
O tratamento é divido em 2 etapas na primeira as moléculas da matérias orgânicas são quebradas transformadas em mais estruturas simples e a segundaa matéria orgânica é convertida em metano, gás carbônico e água.

Lagoa aerada: processo necessita de oxigênio e a profundidade das lagoas chegam 2,5 a 4,0 metros. Os aeradores serve para garantir oxigênio no meio e manter os sólidos bem separados dos liquidos.

Baias e valas de infiltração: tratamento complementar que consiste na passagem do esgoto por um filtro estalado no solidoformado por pedregulho e areia.

Flotação: processo físico químico no qual uma substancia coagulante ajuda na formação de flocos de sujeiras assim as partículas ficam mais com centradas e fáceis de serem removidas no tratamento para complementar a água é pressurizada, formando assim bolias que atraem partículas fazendo com que elas flutuem na superfície. O lodo formado é enviado em umaestação de tratamento de esgoto.

Lagoa de maturação: lagoas de baixa profundidades, chegam ate 2,5 metros que possibilitam a complementação de qualquer outro sistema de tratamento de esgoto. Remove bactérias e vírus de forma eficiente devido a incidência da luz solar a radiação ultra violeta é um processo de desinfecção.

As ETE´s e ETA´s
ETE - Estação de tratamento deesgoto.
Ela faz o tratamento necessario de todo o esgoto residencial e empresarial, esgoto orgânico. Há tanques de sulfetação e cloridificação para extrair a água, que pode ser usada em outra atividade, menos potável e consumo humano e animal, de primeiro grau. Mas o princípio da ETE é fazer o esgoto virar adubo e nutrientes para terra, além de pesquisas de desenvolvimento científico.ETA - Estação de tratamento de água.
Faz o tratamento da água para a distribuição posterior, há tanques parecidos com os citados acima, e há uma inspeção e cuidado rigoroso com as especialidades da água, como tubulencia, PH, transparencia, cheiro etc.
Usam de vários testes para cuidar de seu insumo que é a nossa água da torneira.
Também fazem estudos de verificação e pesquisa otempo todo.

As ETE´s e ETA´s possui um laboratório de análises, além de profissionais especializados.

A Interação com o planejamento ambiental é que pode ser reaproveitar a água e os resíduos de forma sustentável, diminuindo custos e preservando o ambiente. Ainda mais otimizar produção agrícola ou seja qualquer segmento. Uma vez que a água é um recurso caro hoje em dia....
tracking img