Ciencias clonagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a clonagem
 A clonagem é a reprodução assexuada de um indivíduo. Das manobras de clonagem resulta um organismo que se intitula clone. Este clone tem composição genética igual à do organismo que lhe deu origem e, portanto, características físicas (aspecto exterior, fenótipo) muito semelhantes às daquele organismo. O clone é tão semelhante ao organismo do qual teve origem como dois gémeosunivitelinos o são entre si. Um clone é pois um “gémeo” de outro indivíduo que tem porém mais 20, 30 ou mais anos do que o seu “gémeo”.
A clonagem faz-se no reino vegetal há muito tempo (às vezes de frutos “iguais”) e em animais inferiores, mas só recentemente, com o caso muito mediático da ovelha Dolly, é que foi possível a clonagem de mamíferos.
 Como se faz a clonagem
             Emborahaja diversos métodos de fabricar clones, o mais usualmente empregue é o da transferência nuclear. Em síntese, neste método isola-se um ovócito (ou óvulo, ou seja o gâmeta feminino existente no ovário), retira-se-lhe o núcleo, por aspiração com uma pipeta de ponta microscópica e introduz-se o núcleo de uma célula da pele ou de outro orgão, retirada ao indivíduo que se deseja clonar. Em seguida, porestímulos químicos e eléctricos apropriados, provoca-se a divisão do ovócito assim preparado e vão-se dando divisões sucessivas. Colocando este produto celular no útero de uma fêmea da mesma espécie, e se as condições forem favoráveis, continua a evolução através dos estados de embrião e feto até ao nascimento de um indivíduo.
 O que é o clone
                        O ser clonado ou clone que sedesenvolve no útero e vem a nascer (caso as condições sejam favoráveis) é indubitavelmente, um indivíduo da espécie em causa, apenas com a característica de ser como que gémeo daquele que lhe deu origem. No caso da espécie humana (se se vier a verificar uma clonagem de seres humanos) o clone será uma pessoa como qualquer outra, embora com a característica de ser igual (ou quase) aquele que lhedeu origem. Isto quer dizer que, se houver clonagem humana, o clone terá a mesma dignidade que qualquer outro ser humano e direito a ser respeitada a sua dignidade, liberdade e integridade.
            Quanto à natureza do clone, antes de ser implantado no útero, há posições divergentes. Como não resulta da fusão de um óvulo e de um espermatozóide, há quem lhe negue a qualidade de embrião,preferindo chamar-lhe “embrioide” ou “artefacto embrionário”. Do ponto de vista semantico, é verdade que o embrião é definido como resultando da penetração de um ovócito por um espermatozóide e fusão destas duas células – mas a definição é essa por que era desconhecida, até aí, outra forma de reprodução que não fosse a sexuada.
            Outra corrente de pensamento entende que o clone, antes daimplantação, é um embrião, pois tem características idênticas às do embrião obtido por via sexual, divide-se e tem o mesmo potencial de originar um nascituro.
Clonagem reprodutiva versus clonagem terapêutica
             A clonagem reprodutiva seria a que tem por fim implantar o clone no útero e levar a gestação até ao nascimento do clone, o que constitui o objectivo desta clonagem.
            Naclonagem dita terapêutica, pelo contrário, o objectivo não é implantar o clone no útero mas sim aproveitá-lo, numa fase ainda inicial do seu desenvolvimento (na fase de blastocisto) para lhe retirar as células internas, que serão cultivadas artificialmente. Estas células, que têm o potencial de evoluir para quase todas as células do organismo, chamam-se células estaminais embrionárias. A ideia éusá-las para substituir, num organismo de criança ou adulto, as células de órgãos que, por qualquer razão, funcionam mal ou já não funcionam. Esta técnica viria a substituir os transplantes e teria a vantagem de não necessitar de tratamentos do transplantado para evitar a rejeição, no caso do clone ser obtido a partir do organismo do doente.
            Do ponto de vista da técnica da obtenção do...
tracking img