Ciencias biologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos de Bioquímica: Polímeros Biológicos
Atividade 1
A Glicina é um aminoácido muito utilizado na preparação de soluções tamponantes, possui o valor de pKa em torno de 9,6. Em que valores depH a glicina pode agir com um bom tampão? Explique sua resposta e descreva como é possível determinar o valor de pKa de uma substância.

Resposta a questão referente a Glicina e aos métodos de seencontrar o pKa de uma solução.
Bem a Glicina por se tratar de um aminoácido e se classifica como aminoácido polares não carregados onde esta classificação lhe confere que são hidrofílicos que possuemcadeia lateral contendo hidroxilas, sulfídrilas e agrupamentos amina.
A glicina contem grupos de polaridades opostas, sendo assim estes grupos se anulam gerando uma carga neutra em termoseletroquímicos há uma classificação que se denomina como Zwitterion que significa íon dipolar, a glicina pode se comportar como acido ou base dependendo do outro reagente presente no meio ou seja são denominadosde anfóteros.
Os aminoácidos, por exemplo, se comportam como ácido por causa do grupo carboxila (-COOH) e como bases por causa do grupo amina (NH2). Isso possibilita a reação da parte ácida com aparte básica, gerando um sal. Como ela se dá no mesmo composto, o sal formado é chamado de "sal interno".
A Glicina possui dois pontos de tamponamento onde temos o pK1 e pK2 onde um será o ponto detamponamento básico e o ponto de tamponamento acido e alem destes pontos haverá um intermediário que será onde ocorrera a neutralização das cargas que chamamos de pI. O pK1 da glicina e 2,34 e o pk2 e9,60 sendo seus respectivos pHs e o seu pI será de 5,97
Para se calcular o pKa e necessário que se conheça os valores das concentrações de todas as moléculas da substancia, após isto podemos calcular aconstante de equilíbrio para uma reação de acido/base que temos como sigla o k.
De inicio devemos descrever a reação onde:
aA + bB ⇌ yY + zZ
Sendo A, B, Y e Z representam as espécies químicas...
tracking img