Ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No seu sentido mais amplo, ciência refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no métodocientífico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa.

A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.

Aciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico.
As disciplinas que agrupamossob a designação "ciência" incluem as ciências formais e as ciências empíricas.
As principais ciências formais, assim chamadas pelo fato de os seus objetos de estudo não terem existência concreta,são a matemática e a lógica.
As ciências empíricas são aquelas que estudam, com base na experiência, os fenomenos naturais e sociais. A finalidade de tais ciências é descobrir e explicar os padrões eregularidades desses fenomenos, enunciando-os rigorosamente sob a forma de leis. As leis genuinamente científicas:
1) Constituem generalizações corroboradas acerca dos fenomenos que descrevem;
2)Permitem realizar previsões rigorosas e
3) São passíveis de ser testadas.
Estas três características diferenciam-nas dos enunciados da filosofia, da religião, do senso comum e das pseudociências (comoa alquimia, a astrologia ou a parapsicologia). Outro aspecto que diferencia a ciência dos demais saberes, e também das pseudociências, é o recurso sistemático a métodos formais de prova. Saber se asciências sociais têm por objetivo, como as naturais, a elaboração de leis, é ponto de discórdia entre os especialistas.
O conjunto de procedimentos dos cientistas no seu trabalho constitui o métodocientífico. Em filosofia da ciência discute-se se existe um método científico único e como poderemos descrevê-lo apropriadamente.
Relacionar explicação com causalidade é algo que parece inevitável...
tracking img