Ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O conhecimento não está em livros.
Neles apenas há registros que provam que alguém conhecia algo,
e estímulos que podem fazer outrem conhecer o mesmo.
Como conhecimento é comportamento,
ele não está dentro de nós.
Conhecimento é uma ação no mundo a partir de
nossa experiência, e não uma coisa que estocamos

Este Blog
Link daqui
|
Adquirir conhecimento, aprender, sobre pilotagemeliminaria a confusão diante do painel, e nos faria entendê-lo. Para compreender o que é compreender algo, quando ocorre a compreensão, vale a pena citar Skinner, em "Verbal Behavior" (capítulo 10): 
"Quando entendemos o que alguém diz é porque temos repertório para, se estivéssemos nas mesmas condições que ela, dizer as mesmas coisas. Se não entendemos, é porque não temos esse repertório. Seentendemos mal, é porque usaríamos outras palavras. E se entendemos pouco o que a pessoa diz, é porque não conseguimos nos imaginar nas mesmas condições que ela".

Conhecimento sensível

   É o conhecimento obtido através dos sentidos - visão, audição, olfato, tato e paladar.
   Este conhecimento pode ocorrer numa experiência (emperia = experiência) particular de um indivíduo com um objeto, porexemplo, ao comer uma maçã um indivíduo conhece a maçã. Através de seus sentidos ele pode dizer: 'Esta maçã é doce.', 'Esta maçã é macia.', etc.
   Num diálogo entre dois indivíduos, pode ocorrer o conhecimento entre ambos. Daí podem surgir proposições do tipo: 'Fulano é uma pessoa educada.', 'Beltrano é muito ansioso.', etc.
   É importante observar que nos dois casos supracitados, as proposiçõessão fruto de experiências subjetivas; por isso estas proposições são chamadas de 'opiniões' (doxa)
   Vários problemas existem em relação a estas opiniões:
. Para qualquer indivíduo a maçã é doce e macia?
. Para qualquer indivíduo Fulano é uma pessoa educada e Beltrano é ansioso?
Conhecimento inteligível

   É o conhecimento obtido através do intelecto (pensamento, intuição intelectual).   Uma pessoa leiga (não cientista) sabe da existência das células-tronco através de uma reportagem científica mostrada numa revista ou pela TV, onde a comunidade científica descreve as propriedades das células e os efeitos que elas causam em um organismo. Mesmo sem ter visto uma célula-tronco e nem o modo como ela funciona, damos crédito ao conhecimento a nós passado pela comunidade científica.   Este tipo de conhecimento é objetivo (não subjetivo), ele comum a qualquer pessoa. Os filósofos gregos o denominaram de episteme (opinião verdadeira)

   Os antigos consideravam o conhecimento como identificação, ou seja, conhece-se um objeto porque há semelhança entre os elementos do conhecimento e os elementos dos objetos

MODOS DE CONHECER - Conhecimento, Pensamento e Linguagem.
Como essarelação entre sujeito e objeto, chamada conhecimento, se manifesta? Todo conhecimento manifesta-se por meio do pensamento. Pensar é articular signos, ou seja, é ligar ou unir as representações em cadeias.
Podemos pensar de forma abstrata, fazendo uso de idéias e conceitos mais gerais. Nesse caso, utilizamo-nos de linguagens - como as da matemática, da química, da linguagem verbal, isto é, daprópria palavra - que permitem um maior grau de abstração.(...)
A linguagem verbal é um sistema simbólico, isto é, um sistema de signos arbitrários com relação ao objeto que representam e, por isso mesmo, convencionais e dependentes da aceitação social. Tomando por exemplo a palavra "livro" , percebemos que nada há no objeto entendido como livro que me leve a pronunciar essa palavra. Assim, nosso ato dedesignar um determinado objeto por um nome (livro) é arbitrário e, para sermos compreendidos, devemos estar sempre amparados por uma convenção, aceita pela comunidade dos falantes de língua portuguesa, que garanta a ligação entre o som "livro" (ou sua forma escrita) e o objeto representado.
Os nomes, ou as palavras, são o símbolo dos objetos que existem no mundo natural e das entidades...
tracking img