Ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
S.T.C

Sociedade, tecnológica e ciência

S.T.C 6

Modelos de Urbanismo e Mobilidade

[pic]

DR2 – Tema

Princípios psicológicos à integração e bem-estar, comenfoque nos contextos de desenvolvimento e nos processos de mudança de meio envolvente.

Subtemas

1 – O funcionamento e o papel social das comunidades como promotoras de desenvolvimento e bem-estarpessoais.

2 – Os diferentes contextos no modelo ecológico do desenvolvimento (macrosistema, mesosistema, exosistema, microsistema).

3 – Fatores de risco e de proteção em cada um dos sistemas.4 – Mecanismo de adaptação e transferência cognitiva, inerentes a qualquer processo de mobilidade individual entre diferentes comunidades (possibilidades e limitações).Introdução

A integração é a dimensão em que uma pessoa se sente como membro de um grupo social por partilhar as suas normas, valores,crenças.



No que diz respeito a um individuo imigrante, a integração numa nova cultura é uma realidade que se apresenta como um desafio pessoal capaz de enriquecer e transformar um modo devida. Quem se integra num novo grupo social procura, sobretudo, aquisição de direitos e responsabilidades, aprender uma nova cultura, adquirir um estatuto social, criar relacionamentos com membros dasociedade de acolhimento e adquirir formação de modo a sentir que pertence a um novo microssistema. Deste modo, a sua interação junto de uma nova sociedade constitui formas de encontrar coesão,unidade, equilíbrio, ajustamento e harmonia. É neste contexto que o papel e influencia de quem lhe está próximo, como por exemplo: A família, os vizinhos, comunidades, a igreja, a escola, saúde constituemparte fundamental na conceção de acesso a uma nova realidade. A influência destes fatores organizam um Mesosistema que promove o acesso ao mercado de trabalho, à Habitação, participação politica e...
tracking img