Ciencia e tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciência, Tecnologia e Engenhar

1. Introdução
O presente trabalho tem por objetivo geral alimentar o debate sobre propostas para a Política Científica e Tecnológica para o Brasil até o final desta que é a primeira década do primeiro século do segundo milênio cristão.
Para tanto, partiu-se do diagnóstico de que duas condições estruturais no ambiente externo se somam para restringir aspossibilidades para a implementação de projeto nacional brasileiro no tempo presente dos fatos. A primeira reúne restrições à industrialização e a segunda ao aumento de segurança/soberania das diferentes nações.
As restrições para a continuidade da industrialização dentro do paradigma tecnológico vigente se manifestam em ao menos três fenômenos que progressivamente se afirmam desde a década de setenta:(i) escassez do petróleo; (ii) degradação ambiental e; (iii) dificuldades para criação de renda e de emprego.
Restrições para elevação da segurança/soberania se reportam à complexidade e à multiplicidade de competências exigidas para se garantir plena resposta a amplo espectro de ameaças. Limites para acumulação de inteligência e de instrumentos dissuasórios, que vão desde rapidez e capacidade naprodução de vacinas até sistemas e materiais aeroespaciais, se colocam, portanto, como restrições para formulação e implementação de projeto para o Brasil para os próximos cinco anos.
Ambas ordens restritivas, tanto sobre a continuidade da industrialização quanto para alcance de níveis adequados de segurança/soberania, se confrontam com ambiente interno bem estruturado, porém exausto de recursospara a pesquisa científica e tecnológica. O passivo de oportunidades perdidas nos últimos 15 anos pela empresa industrial brasileira e, derivativo, pela competência inovativa nacional, exige urgência e responsabilidade na formulação e na implementação de projeto nacional.
Assume-se como objetivo prioritário para esse projeto a aceleração da industrialização fundamentada na produção deconhecimento interno. Mais especificamente, pretende-se contribuir para o estabelecimento de um novo padrão de industrialização, centrado: (i) em aceleração no ritmo de adensamento competitivo das cadeias produtivas localizadas no Brasil; (ii) no surgimento de novas cadeias produtivas, resultantes da aplicação combinada de tecnologias fundadoras de paradigma tecnológico emergente; (iii) na formação e navalorização de competências inovadoras no Brasil; (iv) no compromisso com os aspectos sociais, ambientais, urbanos e regionais do desenvolvimento nacional.
Foge ao escopo do presente trabalho discutir o que seria esse projeto nacional, concebido como explicitação de plano pactuado politicamente para implementação coordenada de estratégias industrial, comercial, científica e tecnológica, fiscal,monetária e de segurança, entre outras.
Portanto, o presente trabalho se restringiu a perguntar se, dadas as restrições apresentadas, quais estratégias adotar para o avanço científico e tecnológico nos próximos cinco anos.
Para a discussão de propostas se partiu da constatação de que as diversas ações atualmente em curso no âmbito do sistema nacional de inovação devem ser mantidas e, em muitos casos,fortalecidas. Dessa maneira, a presente proposta visa aprimorar as estratégias atualmente em curso, sem implicar em qualquer tipo de exclusão, ainda que se defenda que a ênfase proposta potencializa a elevação da taxa, relativa a outras nações, de acumulação de poder e de riqueza pela sociedade territorial brasileira.
Apesar de tomar as políticas atualmente em curso como ponto de partida, assugestões apresentadas trazem implicitamente uma ruptura com as práticas públicas dominantes há aproximadamente 15 anos. Essa ruptura se dá na medida em que implica na retomada, por parte do Estado brasileiro, do laborioso esforço coordenado de planejamento e de liderança necessários a novo impulso desenvolvimentista.
Na seção 2 procurou-se aprofundar o diagnóstico sobre o ambiente externo,...
tracking img