Ciencia e senso comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
nso comumCIENCIA E SENSO COMUM
A Psicologia usada no cotidiano pelas pessoas em geral, é denominada de Psicologia de Senso Comum, ao qual permite explicar ou compreender seus problemas cotidianosde um ponto de vista psicológico.
O cotidiano e o conhecimento cientifico que temos da realidade aproximaram-se e se afastam: aproximam-se porque a ciência se refere ao real: afastam-se porque aciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreende-la melhor, ou seja, a ciência afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação , o que permite aconstrução do conhecimento cientifico sobre o real.
Para compreender isso melhor, pense na abstração ( no distanciamento e trabalho mental) que Newton teve de fazer para, partindo da fruta que caíada árvore (fato do cotidiano), formular a lei da gravidade.
O tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano é chamado de senso comum. Sem esse conhecimento intuitivo, espontâneo, detentativas e erros, a nossa vida no dia-a-dia seria muito complicada.
O senso comum, na produção desse tipo de conhecimento percorre um caminho que vai do habito à tradição, a qual, quandoestabelecida, passa de geração a geração. Assim, aprendemos com nossos pais a atravessar uma rua, a fazer, o liquidificador funcional, a conquistar a pessoa que desejamos e assim por diante.
SENSO COMUM: Umavisão de mundo
Esse conhecimento do senso comum, além de sua produção característica, acaba por se apropriar, de uma maneira muito singular, de conhecimento produzidos pelos outros setores da produçãodo saber humano. O senso comum mistura e recicla esses outros saberes, muito mais especializados e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão-do-mundo.
AREAS DOCONHECIMENTO
O homem desde a sua pré-história , deixou marcas de sua sensibilidade nas paredes das cavernas, quando desenhou a sua própria figura e a figura da caça, criando uma expressão do...
tracking img