Ciencia sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Qual a diferença entre os quatro tipos de estratégia: Ofensiva, Defensiva, Tradicional, Dependente? (1 ponto)

A estratégia ofensiva visa a liderança técnica do mercado e se baseia em pontosfundamentais, como o relacionamento mais próximo com o mundo de C&T, independência da área de P&D na firma (que desempenha um papel-chave); rapidez na exploração de novas oportunidades; combinação dosfatores anteriores.

Na estratégia defensiva a empresa também deve ser forte em pesquisa, às vezes até tão forte quanto a empresa com estratégia ofensiva. A diferença básica está no tempo deintrodução e natureza das inovações. Empresas que adotam essa estratégia mostram certa aversão ao risco de ser a primeira a inovar e primam por aprender com os erros iniciais dos concorrentes.

A estratégiatradicional é adotada em mercados com baixa concorrência e sem demanda identificada por inovações nos produtos. Empresas que adotam essa estratégia têm pouca capacidade técnica ou científica parainiciar projetos de longo alcance e dificuldade de responder a mudanças tecnológicas.

Na estratégia dependente a empresa não quer imitar outras empresas mas responder às demandas dos clientes ou mesmoda empresa mãe (daí ser entendida também como uma estratégia de um departamento em uma grande empresa

2. Qual a importância da Matriz SWOT, e quais pontos analisam o ambiente e quais pontosanalisam a organização? (1 ponto)

A análise SWOT é um método de planejamento estratégico para avaliar os pontos Fortes, as Oportunidades, as Fraquezas e as Ameaças. Ao fazer uma análise SWOT é importanteter em mente os seguintes pontos:

- Pontos Fortes: atributos internos da sua empresa. Servirá para alcançar os objetivos dentro da sua empresa.
- Pontos Fracos: atributos internos da empresa quepodem ser prejudicial para alcançar seus objetivos.
- Oportunidades: fatores externos que vai fazer sucesso fácil.
- Ameaças: fatores externos que podem dificultar seu objetivo final.

Depois...
tracking img