Ciencia regional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Centro e Periferia e o subdesenvolvimento Brasileiro
*Dianne Marcele Araújo Cardoso
*Samara StragliottoJambers
*Thais Ferreira Sousa Aguiar

Introdução

“Na medida em que se está compreendendo que o subdesenvolvimento é a manifestação de complexas relações de dominação-dependência entre os povos, e que tende a autoperpetuar-se sob formas cambiantes, as atenções tenderam a concentrar-se noestudo dos sistemas de poder e suas raízes culturais e históricas.” (Furtado, 1983, p.187).

Para maior compreensão do processo de subdesenvolvimento é necessário fazer uma profunda reflexão no que diz respeito as suas raízes históricas, enfocando no processo de produção e circulação dos recursos e produtos excedentes.
O principal fator que facilitou a grande acumulação de capital primitivo foi osistema colonial, isso impulsionava o fortalecimento das metrópoles já que estava consolidado o monopólio sobre o comércio e o trabalho escravo.
No período colonial o Brasil estava completamente submetido ao domínio de Portugal, era notória a existência das relações entre metrópole- colônia, cujo qualo Brasil estava inserido em uma lógica mercantilista¹¹Teoria e práticas econômicas que defendiamo fortalecimento do estado por meio da posse de metais preciosos e do controle da economia e do comércio, nesse aspecto as colônias seriam um espaço exclusivo da metrópole, no sentido de garantir maior riqueza. (BARSA, 2004. p 141) -
Esse processo de submissão na visão de alguns pensadores seria apenas uma fase para os países que foram fortemente colonizados e por
*Acadêmicas do Programa deCiências Econômicas e Desenvolvimento Regional– PCEDR, da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA, 2012.
consequênciase tornaram subdesenvolvidos. Essa relação de submissão é vista até os dias atuais, tendo em vista que alguns países ou regiões crescem e se desenvolvem em detrimento das menos favorecidas ou desenvolvidas, isto, origina a Teoria Centro Periferia.

Desenvolvimento

O antigo sistemacolonial foi inserido na lógica mercantilista. Nesta, a riqueza de um país é identificada com a quantidade de metal dentro do mesmo, ou seja, um país só pode ficar mais rico se o outro ficar mais pobre, pois a riqueza mundial é dada. Nessa perspectiva, as colônias seriam um espaço exclusivo da metrópole, no sentido de garantir maior riqueza a ela.
A economia colonial tinha que atender aosinteresses do comércio europeu, ou seja, não tem ritmo próprio. Dessa forma, ela se configura como uma economia dependente em seu ritmo de expansão e declínio e em seu nível de investimentos. Devido às origens de colonização do Brasil, ou seja, da forte exploração que Portugal exercia sobre o país têm sem hoje uma das consequências que determinou o subdesenvolvimento.
A relação centro-periferia é dadapor um sistema em que os recursos colonial (trabalho, capital, matérias-primas e produtos intermediários) do fluxo a partir da periferia para o centro, e em que a taxa padrão de desenvolvimento e da periferia são controlados pelo centro para alcançar o sua estabilidade econômica, política e social, dado que as regiões centrais são subsistemas da sociedade organizada em uma base territorial que têmuma grande capacidade de gerar e absorver mudanças inovadoras, enquanto que as regiões periféricas são subsistemas cujo desenvolvimento caminho é determinado principalmente pelas instituições da região central, com relação à qual eles estão em uma relação básica de dependência.
A periferia é um grande obstáculo para o crescimento regional, pois torna-se de difícil acesso a insumos dos mercados,informações e ativos inovadores. Ou seja, ao identificar um centro dentro de um sistema inter-regional, a distância do mesmo pode assumiu maiores custos e menores receitas. A verificação desta hipótese está sujeito às tendências opostas de concentração / descentralização ocorremnesse território.
Também pode-se afirmar que a relação centro-periferia ocorre de duas formas: em primeiro lugar está...
tracking img