Ciencia politica

Páginas: 6 (1290 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
Tomas de Aquino
* Vida
Tomás de Aquino nasceu pelos fins de 1224, em Roccaseeca, na região de Nápoles, de uma família nobre. Aos cinco anos foi para o Claustro de Monte Cassino. Aos quatorze vai estudar em Nápoles. Teve como mestre do quadrivium Pedro de Hibérnia, autor de comentários sobre Aristóteles e a quem Tomás deve o seu primeiro contacto com os filósofos gregos. Aos vinte anos entrana ordem dos dominicanos, dirigindo-se um ano depois para Paris onde continua os estudos; e depois, de 1248 a 1252, em Colônia, junto de Alberto Magno. Em 1256, juntamente com Boaventura, é magister na Universidade de Paris. A.pos um ensino de três anos como magister, encontra-se de novo na Itália onde preleciona como lector curlae, junto de Ulbano IV, em Orvieto, no stndium da ordem, em SantaSabina, Roma; e de novo junto de Clemente IV em Viterbo. Na côrte-papel travou conhecimento com o seu confrade Guilherme de Morbeca (Moerbeke), que lhe fez seguras traduções das obras de Aristóteles e também traduziu para latim tratados de Proclo, Arquimedes, do comentador de Aristóteles, Alexandre de Afrodísias, Temístio, Amônio, João Filopono e Simplício, o que foi de extraordinária importânciapara Tomás e a sua filosofia. De 126!) a 1272 acha-se de novo em Paris, alcançando, nesses anos, o auge da sua vida científica. Mas também cheios, por certo, de aborrecidas lutas contra os professores do clero secular que, como por ocasião da sua primeira estada em Paris,  também agora se voltam contra o ensino dos regalares. A essas acrescentam-se as lutas contra o averroísmo latino ou antes, oaristotelismo radical de Sigéeio de Brabante e de Boécio de Dácia. E ainda contra as oposições provenientes da escola franciscana, sobretudo de João Peckham. Demais disso, pela condenação fulminada pela Igreja contra o averroísmo latino, Tomás veio a cair em descrédito tanto no seu ensino, como mesmo e ocasionalmente entre os seus confrades, por não saberem distinguir entre o seu aristotelismo e o deSigério de Brabante. Mas defendeu o seu ponto de vista com tal tranqüilidade e tão objetivamente, que os próprios adversários admiravam. A partir de 1272 Tomás se encontra de novo na Itália e ensina então no studium da sua ordem e na Universidade de Nápoles. Convocado por Gregório X para o Concilio de Lião, morre na viagem, aos 7 de março de 1274, no Convento dos cistercienses em Fossa nuova.Tomas foi um padre dominicano, filosofo, teólogo, distinto expoente da escolástica, proclamado santo e Doutor da Igreja cognominado Doctor Communis ou Doctor Angeliocus pela Igreja Católica.

* Pensamento
Partindo de um conceito aristotélico, Aquino desenvolveu uma concepção hilemórfica do ser humano, definindo o ser humano como uma unidade formada por dois elementos distintos: a matériaprimeira (potencialidade) e a forma substancial (o princípio realizador). Esses dois princípios se unem na realidade do corpo e da alma no ser humano. Ninguém pode existir na ausência desses dois elementos.
A concepção hilemórfica é coerente com a crença segundo a qual Jesus Cristo, como salvador de toda a humanidade, é ao mesmo tempo plenamente humano e plenamente divino. Seu poder salvador estádiretamente relacionado com a unidade, no homem ou na mulher, do corpo e da alma. Para Aquino, o conceito hilemórfico do homem implica a hominização posterior, que ele professava firmemente. Uma vez que corpo e alma se unem para formar um ser humano, não pode existir alma humana em corpo que ainda não é plenamente humano.
O feto em desenvolvimento não tem a forma substancial da pessoa humana. Tomásde Aquino aceitou a ideia aristotélica de que primeiro o feto é dotado de uma alma vegetativa, depois, de uma alma animal, em seguida, quando o corpo já se desenvolveu, de uma alma racional. Cada uma dessas "almas" é integrada à alma que a sucede até que ocorra, enfim, a união definitiva alma-corpo.

* Moral
Também no campo da moral , Tomás se distingue do agostinianismo, pois a moral...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciência política
  • Ciencia politica
  • Ciencias politica
  • Ciencias politicas
  • Ciências politicas
  • Ciência Política
  • ciencias politicas
  • Ciência Politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!