Ciencia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Caracterização da origem feudal pg 14 a 20
Nos seculos XIV e XV, houve um periodo de crise no modo de produção feudal, que teve por consequencia, a ruptura com a soberania piramidal que viria afacilitar o surgimento do Estado Absolutista no Ocidente. O absolutismo era um aparelho de repressão e de dominação feudal recolocado e reforçado, destinado a sujeitar as massas camponesas a suaposição social tradicional.
Houve um reordenamento e reequilibrio entre as classes socias,e tambem a ruptura do poder do papado. Ambos aspectos sao exemplos da transição para o absolutismo.A formação desseestado absolutista foi tambem uma forma de a classe dominante recuperar o poder perdido por conta do desaparecimento gradual da servidão.
O absolutismo não consiste em um sistema divergente aofeudalismo, há uma ligação, que pode ser encontrada na citação de Perry Anderson: “O fim da servidão não significou aí o desaparecimento das relações feudais no campo” , e tambem no trecho: “Enquanto otrabalho não foi separado de suas condições sociais de existência para se transformar em ‘força de trabalho’ as relações de produção rurais permaneciam feudais.”

2-A questão do DIreito
A basejurídica do absolutismo estava assentado no direito romano,cujo reflorescimento foi um dos grandes movimentos culturais da época, o qual atendia ao interesse das duas classes, cuja posição e poderdesiguais moldaram o estado absolutista, a nobreza e a burguesia.
A assimilação do direito romano era um resultado do desenvolvimento mercantil e correspondia aos interesses da burguesia.A expansão dolivre capital na cidade e no campo, se deu graças ao direito romana na epoca.


3-A reconstrução da soberania nos seus varios aspectos
Para manter sob controle, foi preciso alterar a forma dasobernania de fracionada para uma organizaçao mais centralizada. Tambem foi necessario construir instituiçoes socioeconomicas para manter sob controle da nobreza, o capitalismo comercial crescente.
A...
tracking img