Ciencia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O presente trabalho tem por objeto de estudo sistemas político e seus regimes e modelos. Para tanto, faz-se uma análise do tema, aborda-se assuntos correlatos à vida em sociedade, tais quais o Estado, Governos e funções.

Sistemas e modelos de Estado e Governos.

Sistema de governo é a maneira pela qual o poder político é dividido e exercido no âmbito de um Estado.

O governo é a organização, que tem a autoridade governante de uma sociedade política, e também tem o poder de impor regras nesta sociedade e é a mesma pelo qual o corpo governante funciona e exerce autoridade.

Em outra linguagem, o governo cuida da rotina política do país, bem como dos serviços administrativos. E é o nome dado a instituições políticas que são utilizadas para determinar a maneira deadministrar uma nação. Cada instituição política busca o poder político bem como o seu exercício.

As formas de governar uma nação por instituições políticas podem ser:
* Anarquismo - ausência ou falta de governo
* Democracia - poder exercido pelo povo. Pode ser dividida ainda em democracia representativa onde o povo delega seus poderes por meio de eleições; democracia direta onde o povoexerce diretamente o poder.
* Despotismo - governo de um líder reconhecido pela população como salvador carismático.
* Ditadura - governo de um líder reconhecido pela população como repressor
* Monarquia - governo baseado na herança nobiliárquica
* Oligarquia - governo de um pequeno grupo político que compartilha interesse ou relações familiares.
* Plutocracia - governo de pessoasricas.
* Teocracia - governo de um estado religioso ou orientado por valores exclusivo de uma religião.
* Tirania - O chefe governava com poder ilimitado, embora sem perder de vista que devia representar a vontade do povo.

Este trabalho irá abordar os principais regimes de governo, tais eles são:
* Monocrasia;
* Oligarquia;
* Tipos de Democracia;
* Tirania;
*Ditadura

MONOCRASIA
Monocracia é um sistema de governo de uma só pessoa. Ele tem em suas mãos poderes absolutos e com isso ele expressa sua vontade. É auxiliado por funcionários do governo, mas legalmente eles estão subordinados a sua vontade.

OLIGARQUIA
São grupos que dominam a cultura, a política e a sociedade do país. De uma forma ampla significa literalmente um governo de poucos em benefíciopróprio. E pode se dizer também que é um regime de governo ligado ao controle de uma quantidade restrita de pessoas que desfrutam de vantagens devido a sua condição no poder.

DEMOCRACIA
As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, tais eles são:
Democracia (conceito):
Democracia nada mais é do que o poder exercido pelo povo. Sendo assim cada cidadão tem o poder de opinião,pode se dizer também que democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos por meio de eleições.
Democracia direta:
É onde o povo exerce diretamente o poder. É conhecida também como democracia pura, pois, os cidadões expressa sua vontade por voto direto.
Democracia semi-direta:
A democracia semi - direta é a mistura da participaçãodireta e indireta dos cidadãos nas decisões governamentais, mediante os representantes do povo.  E seu interesse não é só ser apenas mais um meio de controle da administração, mas sim ser a própria administração pública conduzida pela soberania popular.

Democracia indireta:
É aquela que é desempenhada através de representantes do povo. Conhecida como democracia representativa, também chamadademocracia indireta, onde o povo expressa sua vontade através da eleição de deputados e senadores que tomam decisões em nome do deles.

TIRANIA
É uma forma política utilizada por pessoas sem limites de poder. Com isso o chefe que nela governa utiliza ameaças e violência como formas de reprimir a sociedade e fazer com que as ordens sejam aceitas.

HITLER

Tirania moderna: É caracterizada...
tracking img