Ciencia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Leia com atenção o enunciado e responda as questões:

1. Reflita sobre a seguinte afirmação:

A Idade Moderna representou um período em que os homens promoveram uma reinvenção não apenas dasinstituições políticas, mas também da própria natureza humana.

Retome os estudos que você realizou sobre Estado Moderno e Política, e – através de um texto dissertativo que tenha entre 15 e 30 linhas –contemple as seguintes tarefas:

a) Identifique, pelo menos, uma contribuição dada por cada um dos pensadores e por cada uma das revoluções estudadas: Revolução Gloriosa, John Locke, Montesquieu,Rousseau, Revolução Francesa, Primavera dos Povos, Stuart Mill e Karl Marx.
b) Explique por que cada um destes eventos ou pensadores podem ser considerados responsáveis por suas respectivascontribuições.
c) Faça uma pesquisa e indique de que maneira estas contribuições estão presentes na atual Constituição do Brasil.
 
John Locke: pode ser visto como o grande formulador dos princípios doliberalismo político e foi o principal teórico da Revolução Gloriosa. Diz que podemos retirar o governante do poder se ele não estiver sendo bom. Diz que a propriedade é um bem inviolável e defende oindividualismo que cada pessoa tem; Montesquieu: dizia que o rei não podia ter poderes totais, porque ele faria mau uso do poder. Então, "somente o poder detém o poder" e cria-se a tripartição do poder em:executivo, legislativo e judiciário; Jean-Jaques Rousseau: deixou sua marca na Revolução Francesa com a frase histórica: liberdade, igualdade e fraternidade. Fala em igualdade social, democracia (opoder emanando da maioria), faz crítica à sociedade e à propriedade privada através do mito do Bom Selvagem; John Stuart Mill: ele diz que os sindicatos são responsáveis pelo desemprego e ele diz issopara que não haja greves, pois se há greve, não há produção, nem lucro. Karl Marx: com a publicação do Manifesto Comunista, alimentou ainda mais a oposição ao regime monárquico, época conhecida...
tracking img