Ciencia politica aula 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 4

3 – O discurso político (continuação).

3.2 – As estratégias do discurso político.

3.2.1 – Retórica.

Conceito etimológico.

Retórica (do latim rhetorica, originado no grego [rhêtorikê]), significa literalmente a arte/técnica de bem falar, do substantivo rhêtôr, orador - é a arte de usar a linguagem para comunicar de forma eficaz e persuasiva.

Aspectos históricos.

Aretórica terá nascido no século V a.C., na Sicília (hoje reino da Itália), e foi introduzida em Atenas pelo sofista Górgias (sobre os sofistas e sobre Górgias – ver texto na pasta do professor), desenvolvendo-se nos círculos políticos e judiciais da Grécia antiga, compilando preceitos práticos a serem utilizados, numa época em que não existiam advogados, por pessoas envolvidas em conflitosjudiciários.

Definição.

Originalmente visava persuadir uma audiência dos mais diversos assuntos, mas acabou por tornar-se sinônimo da arte de bem falar. Aristóteles, na obra “Retórica”, lançou as bases para sistematizar o seu estudo, identificando-a como um dos elementos chave da filosofia, junto com a lógica e a dialética (oposição de ideias). Até ao século XIX foi uma parte central da educaçãoocidental, preenchendo a necessidade de treinar oradores e escritores para convencer audiências mediante argumentos.

O método da retórica opera a partir da dialética, ou seja, a partir da existência de várias opiniões conflitantes e contraditórias. A persuasão ocorre mediante a chamada “transformação retórica”, resultante da habilidade dos “retores” – agentes da retórica – em confrontar essesargumentos contraditórios. Consiste na arte de convencer qualquer um a respeito de qualquer coisa. Cada um tem a sua verdade e somente a retórica permite que alguém possa impor a sua opinião. A retórica não seria mera persuasão mas distinção e escolha dos meios adequados para persuadir.

A tekhné (técnica) da retórica.

O método da retórica é composto por três pilares fundamentais de discurso:ethos, pathos e logos. Vejamos cada um deles e suas imbricações no discurso:

ETHOS

Ethos, na Sociologia, é uma espécie de síntese dos costumes de um povo. O termo indica, de maneira geral, os traços característicos de um grupo, do ponto de vista social e cultural, que o diferencia de outros. Seria assim, um valor de identidade social.

Assim, no discurso, o ethos está diretamente ligado aosvalores da identidade social do orador-retor; consiste na credibilidade do orador, na sua magnificiência, cultura, estado social, capacidade intelectual e em como se poderá usar estas qualidades intrínsecas para levar um auditório a acreditar numa verdade.

PATHOS

Pathos é uma palavra grega que significa paixão, excesso, catástrofe, passagem, passividade e sofrimento.

Na retórica, ocomponente pathos representa o jogo com as paixões e emoções dos ouvintes. A forma como o orador se dispõe a conquistar os corações do seu público, fazendo-o prescindir do controle racional das opiniões.

LOGOS

O logos (em grego - palavra), significava inicialmente a palavra escrita ou falada - o Verbo (ver adaptação no Evangelho de João, que se refere à Jesus como o logos, ou seja, a Palavra).Mas a partir de filósofos gregos passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, ou seja, a capacidade de racionalização individual.

Na retórica, logos representa o raciocínio lógico através do qual se convence o público de uma verdade.

O discurso retórico segundo Aristóteles.

Aristóteles separa, em sua análise do discurso retórico, oagente, a ação e o resultado da ação, descrevendo os gêneros do discurso em: 1- Deliberativo- o orador tenta persuadir o ouvinte sobre uma coisa boa ou má para o futuro (um discurso que procura persuadir ou dissuadir); 2- Judiciário- o orador tenta persuadir o julgador sobre uma coisa justa ou injusta do passado (um discurso que acusa ou defende) e; 3- Epidíctico (ostentação) e Vitupério...
tracking img