Ciencia política verbetes

Páginas: 11 (2521 palavras) Publicado: 12 de abril de 2011
VERBETES

CIÊNCIA POLÍTICA

I. Ciência Política em sentido amplo e sentido estrito
A expressão Ciência política pode ser usada em sentido amplo e não técnico para indicar qualquer estudo dos fenômenos e das estruturas políticas, conduzido sistematicamente e com rigor, apoiando num amplo e cuidadoso exame dos fatos expostos com argumentos racionais.
Em seu sentido maislimitado e mais técnico, abrangendo uma área muito bem delimitada de estudos especializados e em parte institucionalizados, com cultores ligados entre si que se identificam como “cientistas políticos”, a expressão Ciência política indica uma orientação de estudos que se propõem aplicar analise do fenômeno político.
Quando hoje se fala do desenvolvimento da Ciência política nos referimos àstentativas que vêm sendo feitas com maior ou menor sucesso, mas tendo em vista uma gradual acumulação de resultados e a promoção do estudo da política como ciência empírica rigorosamente compreendida.
II. Característica da ciência política contemporânea
A Ciência política como disciplina e como instituição, nasceu na metade do século passado; ela representa um momento e uma determinaçãoespecifica do desenvolvimento das ciências sociais, que caracterizou justamente o progresso cientifico do século XIX e teve suas expressões mais relevantes e influentes no positivismo de Saint-Simon e Comte, no marxismo e no darwinismo social. O nascimento da Ciência política moderna se processa através do distanciamento dos estudos políticos da matriz tradicional do direito (particularmente do direitopublico).
No nosso século, o desenvolvimento da Ciência política acompanha de perto a sorte das ciências sociais e sofre influência, seja no que se refere ao modo de aproximar-se da analise do fenômeno político, seja no que se refere ao uso de certas técnicas de pesquisa.
III. Suas condições de desenvolvimento
Em comparação aos estudos políticos do passado, o estado presente daCiência política caracteriza-se pela disponibilidade de um numero de dados incomparavelmente maior do que aquele de que poderiam dispor os estudos do passado. Para se ter idéia da real importância dos novos dados dos quais pode dispor hoje o cientista político, ocorre acrescentar que cada uma das nove espécies de dados torna-se, pouco a pouco, acessível a um numero cada vez maior de países.O rápido aumento extensivo de dados tornou possível uma ampliação cada vez maior da comparação entre os regimes dos diversos paises, estimulando os estudos de política comparada. É provável que o particular relevo dado à política comparada por alguns dos mais prestigiados cientistas políticos dos últimos anos dependa também de terem erroneamente isolado, entre outros, métodos dos quais serviaa Ciência política, tais como o método experimental, o método histórico, e o método estatístico, um pressuposto “método comparativo”, do qual teria o monopólio exatamente à política comparada. De fato, um método comparativo não existe: a comparação é um dos procedimentos elementares e necessários a toda pesquisa que pretenda se tornar científica.
IV. As principais operações da ciência políticaA crescente acumulação de dados permite à Ciência política contemporânea proceder com maior rigor na execução das operações e na obtenção dos resultados que são próprios da ciência empírica: classificação, formulação de generalizações e conseqüente formulação de conceitos gerais, determinação de leis, pelo menos de leis estatísticas e prováveis, de leis de tendência, de regularidade ou deuniformidade, elaboração de teorias.
Como exemplo de classificação, podemos citar as várias tentativas recentes de aperfeiçoar a tipologia dos regimes políticos que por séculos ficou presa à classificação aristotélica das três formas puras e das três correspondentes formas impuras de Governo. Um exemplo já aceita de classificação é a tripartição weberiana das formas de poder legitimo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Verbete Justiça no Dicionario de politica
  • verbete de politica do desenvolvimento urbano
  • Resumo: Verbete Política
  • Ciência Política
  • Ciência política
  • Ciencia politica
  • Ciencia politica
  • Ciencias politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!