Ciencia dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC








TREM DE POUSO DE AVIÕES – ANALISE DE MATERIAIS


*
*
*

*
* CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2012.
INTRODUÇÃO

O trabalho visa mostrar como se constitui a analise dos materiais aplicados na fabricação de trens de pouso em aeronaves. Seu projeto estrutural, porque alem de sua estrutura em materiais otrem de pouso deve apresentar uma combinação adequada entre o fator amortecimento e mínima deformação sob força máxima aplicada.

-------------------------------------------------
TREM DE POUSO

Trem de pouso ou trem de aterragem é um dos principais componentes do avião. É o principal integrante do sistema de pouso num avião, usado tanto na decolagem como na aterrissagem. Sem eles é atépossível aterissar, porém exige perícia e muito conhecimento do piloto, caso contrário, certamente as consequências serão violentas, com perdas humanas e materiais. É composto de um possante amortecedor ou macaco pneumático, alimentado pelo sistema hidráulico e comandado pelo piloto por manches manuais ou automáticos. O principal componente do trem de pouso é o pneu, que pode chegar á 32 num avião degrande porte.

COMPONENTES

Comporta do trem ou as duas portas paralelas que ficam abertas quando o avião aterrissa, o compartimento do trem de pouso, grande o suficiente, para inclusive se necessário for uma pessoa acionar o sistema manualmente, através de um sistema de alavancas, encaixadas em ambos os lados do compartimento de armazenamento do trem de pouso. O acesso ao compartimento é feitopor um tipo de alçapão localizado próximo a cadeira do navegador. Sistema elétrico de acionamento, composto por dispositivo, que aciona automaticamente a abertura da comporta do trem de pouso e em seguida, o amortecedor que o desloca para a posição vertical. Bomba de óleo, especialmente projetada para aumentar pressão do óleo nos sistema hidráulico do trem de pouso, quando este exigir maiorquantidade de óleo por um motivo ou outro mangueiras e mangotes que conduzem o óleo em alta pressão. Um sistema de armazenamento normalmente localizado na parte traseira do avião onde fica o óleo estabilizado, pois caso contrário pode ficar muito espesso devido às condições do vôo alterando sua característica de uso (semi-aquecido). Sistema manual localizado na cabine, quando não é possível acessar asalavancas de expulsão do trem. Mas esse sistema possui um inconveniente, é muito pesado e dificilmente a tripulação, o piloto, mais o copiloto e o navegador em conjunto conseguiriam acioná-lo, na verdade é impossível, mas atualmente por determinação das autoridades aéreas de diversos países, foi incluído um sistema de macaco hidráulico, que ajuda manualmente a acionar o sistema manual de trem depouso. É o mesmo processo da alavanca.

IMPACTO X FORÇA X PRESSÃO

O contato dos pneus com o solo a 235 quilômetros por hora. Escondidos na fuselagem durante o voo, os trens de aterrissagem suportam, mais que qualquer outra parte do avião, enormes esforços a cada pouso e decolagem. Já para suportar suas pesadas responsabilidades, os trens reúnem o que há de mais avançado em tecnologiaaeronáutica. Rodas, pneus, freios e amortecedores, elementos típicos dos veículos que não saem do chão, também são essenciais para os aparelhos que voam, ainda que sejam menos aparentes e menos fascinantes que asas e reatores.
Cada trem de pouso pode pesar quase três toneladas, em torno de 3 a 4 por cento de toda a aeronave, mas aguentam até o triplo desse peso total no choque com a pista. No caso de umJumbo 747, o maior avião de passageiros da atualidade, as dezoito rodas dos cinco trens de pouso levam apenas quatro centésimos de segundo após o encontro com o solo para acelerar à mesma velocidade do avião, enquanto suportam o impacto das 285 toneladas da aeronave. O atrito com a pista eleva a temperatura da borracha dos pneus a mais de 80 graus. Com o cinto apertado, o passageiro sente no...
tracking img