Ciencia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
• Qual o objetivo da ciência do direito ?

A Ciência do Direito constitui um conjunto ordenado e sistemático de princípios e regras que tem por tarefa definir e sistematizar oordenamento jurídico que o Estado impõe à sociedade e apontar solução para os problemas ligados à sua interpretação e aplicação. Seu objeto é o Direito positivo (ou direito posto),mas considerado o Direito positivo de um Estado determinado, num dado momento histórico-cultural, ou como direito em certo ponto do espaço-tempo, com suas peculiaridadeshistórico-sócio-culturais.

• Explique o conceito positivista da ciência.

A ciência é um conhecimento cuja finalidade consiste em descobrir as leis dos fenômenos.
Ciência do Direito ésempre ciência de um Direito positivo, isto é, positivado no espaço e no tempo, como experiência efetiva, passada ou atual. Assim é que o Direito dos gregos antigos pode ser objeto deciência, tanto como o da Grécia de nossos dias. A Ciência do Direito preocupa-se com o estudo da norma jurídica positiva. Contudo, divide-se em duas partes:a regra jurídica não ésomente objeto do conhecimento teórico,mas também do saber essencialmente prático ou técnico,do qual emergem os problemas relativos à sua aplicação.

• Diferencie ‘ Ciências Naturais ’de “Ciências do Espírito’’.

Nas ciências naturais seu objeto é cientifico,de explicação.A ciência só é o conhecimento de objetos naturais , somente a natureza teria a fixidez ea regularidade precisa para emprestarem a um objeto qualificação ao saber cientifica, ciências há que, diante de um objeto, limitam se a descrevê-lo.
Já as ciências do espíritotêm o objeto de compreensão procura ir alem da sua realidade, alcançar a sua significação, o que é sempre um dado humano. Estas compreendem o objeto assinalando lhe o sentido.
tracking img