Ciencia contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

1. Introdução
2.1 Problema de Pesquisa
As discussões em torno do surgimento da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização.Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e osenso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidadescomerciais eram dos fenícios . A pratica do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da antiguidade. A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeriao acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. A medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, era necessário saber quanto poderiamrender e qual forma de aumentar as suas posses. Tais informações não eram de fácil memorização, quando já em maior volume, requerendo registros.
Isso posto, torna-se necessário buscar aprofundaro grau de conhecimento da história da contabilidade, evidenciando a sua grande abrangência no mundo contemporâneo.
Neste cenário, como surgiu a contabilidade e com qual finalidade ela foidesenvolvida?

2.2 Objetivos
1.2.1Objetivo Geral
Elaborar um estudo bibliográfico para aprofundar os estudos sobre a história da contabilidade e buscar retratar sua finalidade.1.2.2 Objetivos Específicos
* Realizar estudo sobre a contabilidade empírica no antigo mundo.
* Conhecer seu desenvolvimento no contexto histórico.
* Realizar uma pesquisabibliográfica sobre a ciência contábil.
* Demonstrar a importância da contabilidade na vida das instituições empresariais, públicas ou privadas, no contexto atual.

2.3 Justificativas
tracking img