Cieincias contabies

3810 palavras 16 páginas
6- Defina e diferencie o que é o conhecimento explícito e o que é conhecimento tácito. Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa, como "know-how". A palavra tácito vem do latim tacitus que significa "não expresso por palavras".
Conhecimento explicito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizados em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. A palavra explicito vem do latim explicitus que significa "formal, explicado, declarado". Geralmente está registrado em artigos, revistas, livros e documentos.

7- O que é a dialética e quais são suas características? Qual é sua relação com o conhecimento?
A dialética pode ser descrita como a arte do diálogo. Uma discussão na qual há contraposição de idéias, onde uma tese é defendida e contradita logo em seguida; uma espécie de debate. Sendo ao mesmo tempo, uma discussão onde é possível divisar e defender com clareza os conceitos envolvidos
As características básicas são Tese, Antítese e Síntese. Basicamente, duas forcas que se contradizem e resultam numa terceira.

8- Por que é correto afirmar que o conhecimento não surge na organização, mas que ele começa sempre com o indivíduo? Dê alguns breves exemplos listados no Livro Texto.

9- O que é uma metáfora? Qual é sua relação com a analogia e depois com um modelo dentro da criação do conhecimento?
Em suma, metáfora é a figura de linguagem que consiste em empregar uma palavra num sentido que não lhe é comum ou próprio, numa relação de semelhança entre dois termos.em outras palavras ela esta sempre presente de uma forma ou de outra seguindo os parâmetros conceitual a que se estabelece.

GESTÃO DO CONHECIMENTO. ANOTAÇÕES PROF.MARCELO BARBOSA.

Relacionados