Cieincias contabies

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
6- Defina e diferencie o que é o conhecimento explícito e o que é conhecimento tácito.
Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa, como "know-how". A palavra tácito vem do latim tacitus que significa "nãoexpresso por palavras".
Conhecimento explicito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizados em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. A palavra explicito vem do latim explicitus que significa "formal, explicado, declarado". Geralmente está registrado em artigos, revistas, livros e documentos.

7- O que é adialética e quais são suas características? Qual é sua relação com o conhecimento?
A dialética pode ser descrita como a arte do diálogo. Uma discussão na qual há contraposição de idéias, onde uma tese é defendida e contradita logo em seguida; uma espécie de debate. Sendo ao mesmo tempo, uma discussão onde é possível divisar e defender com clareza os conceitos envolvidos
As características básicas sãoTese, Antítese e Síntese. Basicamente, duas forcas que se contradizem e resultam numa terceira.

8- Por que é correto afirmar que o conhecimento não surge na organização, mas que ele começa sempre com o indivíduo? Dê alguns breves exemplos listados no Livro Texto.

9- O que é uma metáfora? Qual é sua relação com a analogia e depois com um modelo dentro da criação do conhecimento?
Em suma,metáfora é a figura de linguagem que consiste em empregar uma palavra num sentido que não lhe é comum ou próprio, numa relação de semelhança entre dois termos.em outras palavras ela esta sempre presente de uma forma ou de outra seguindo os parâmetros conceitual a que se estabelece.


GESTÃO DO CONHECIMENTO.
ANOTAÇÕES
PROF.MARCELO BARBOSA.TITULO: A Gestão do Conhecimento como prática corporativa geradora de vantagem competitiva sustentada.
PASSO-4
ETAPA-01.
O atual nível de competitividade e exigência do mercado orienta as empresas na busca por elementos capazes de gerar vantagem competitiva que além do caráter sustentado, proporcionem condições ao sucesso da organização.
Tais mudanças têm como pano de fundo um cenário onde acompetitividade é cada vez maior, a concorrência é igualmente mais acirrada e a continuidade do negócio na Nova Economia, está de modo fundante centrada na estratégica gestão dos recursos da empresa. Nesse sentido, a gestão do conhecimento, notadamente voltada à geração de diferenciais competitivos sustentados é tema de pontual relevância nas organizações.
Sobrevivência de competição:
(1)“Aumento da concorrência global;
2) Mercados tão segmentados que o nicho passa a ser o conceito principal;
3) Diferença menos nítida entre os vários tipos de indústria;
4) Encurtamento do ciclo de vida dos produtos;
5) Mudança permanente dos canais de distribuição (...);
6) Os meios tradicionais de comunicação promocional aumentam o nível de ruído e não conseguem transmitir mensagens claras – reina aconfusão;
7) As empresas procuram novas formas de fazer negócios;
8) Os prognósticos e pesquisas não conseguem apresentar um modo de ação claro

O conhecimento promove junto às empresas uma série de mudanças, sobretudo, no modelo de produção, evidenciando toda uma nova sorte de atributos que se contrapõem ao antigo modelo, eminentemente associado à sociedade industrial. Ou seja, a Sociedade doConhecimento demanda flexibilidade no modelo de produção, exige pessoal polivalente e empreendedor, além de respostas em tempo real. (Cavalcanti et alii, 2001).
De forma bastante pragmática Mañas (2000) afirma que a prática do mercado mostra que uma nova economia, configurada no conhecimento se denota, e os negócios são cada vez mais pautados na transformação de informações relevantes em...
tracking img