Cidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma cidade ou urbe1 é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal,embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas. A população de uma cidade varia entre as poucas centenas de habitantes até a dezena de milhão de habitantes. As cidades sãoas áreas mais densamente povoadas do mundo. São Paulo, uma das cidades mais populosas do mundo, com cerca de 10,9 milhões de habitantes,2 possui uma densidade populacional de aproximadamente 7,15 milhabitantes por quilômetro quadrado. Enquanto isso, o Brasil, país onde a cidade está localizada, possui apenas 20 hab/km².

O termo "cidade" é geralmente utilizado para designar uma dada entidadepolítico-administrativa urbanizada. Em muitos casos, porém, a palavra "cidade" é também usada para descrever uma área de urbanização contígua (que pode abranger diversas entidades administrativas). Porexemplo, a cidade de Londres propriamente dita possui apenas cerca de 8,17 milhões de habitantes. Porém, quando alguém se refere à cidade de Londres, está geralmente referindo-se à sua regiãometropolitana, isto é, à sua área urbanizada, que possui aproximadamente 13,7 milhões de habitantes. Tóquio, muitas vezes descrita incorretamente como uma cidade, é na verdade uma metrópole (都 - to) doJapão, formada por 23 bairros diferentes.

A cidade também pode ser entendida como o lugar que concentra oferta de serviços - culturais, religiosos, de infraestrutura ou consumo - e que reúne os maisdiversos fluxos e atividades humanas. Segundo Leonardo Benevolo3 , esta sobreposição de funções se deve às diferentes realizações de seus habitantes ao longo do tempo, que passam a se justapor no ambienteurbano para adaptar a estrutura a necessidades e interesses diversos . Por sua formação histórica, as regiões que mais representam tal dinâmica são os centros, muitas vezes interpretados e...
tracking img