Cidades Planejadas Relac o es entre planejamento urbano e vida contempora nea Versa o 1

2993 palavras 12 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Instituto de Ciências Sociais – Arquitetura e Urbanismo

Leonardo Calcerano Soriano de Souza Lima
Rodrigo Pamplona Araujo

CIDADES PLANEJADAS: relações entre planejamento urbano e vida contemporânea

Belo Horizonte
Setembro de 2014

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho possui como finalidade analisar diversos planejamentos de cidades brasileiras e estrangeiras, como Washington D.C nos Estados Unidos, La Plata na Argentina, Palmas no Tocantins, e Belo Horizonte em Minas Gerais, com a finalidade de extrair dados históricos, relatos sobre a implementação do projeto, e a identificação e comparação entre si, de todos os dados obtidos, almejando entender as relações dos habitantes dessas cidades, com o planejamento urbano atual.
Cerca de metade da população mundial reside em cidades. Ao longo da história, o conceito de cidade se modificou, passando de uma cidade como um imã à uma cidade como escrita, de uma Civitas, puramente política, à uma cidade do capital; de um local onde possui como fundamento a relação humana, mas ao mesmo tempo exclui determinados grupos de sua participação social (ROLNIK, 1995). Em verdade, a cidade não é nada senão o reflexo das escolhas da sociedade, defini-la significa compreender de forma ampla todos os pormernores sociais, e mais do que isso, significa aceitá-la como um aglomerado de escolhas humanas que se concentram em um único espaço onde, simultaneamente, pode inferir soluções e perpetuar conflitos.
Se a sociedade evolui, no que tange a superação institucional e política de soluções prévias, é aceitável concluir que a cidade também. Isso se comprova pela infinidade de conceitos que permeiam e buscam delimitar a vida citadina, e que se materializam na elaboração de projetos que levam em consideração uma parte da malha urbana, como um prédio residencial multifamiliar, um restaurante inovador com uma volumetria sublime localizado às margens da avenida mais importante em

Relacionados

  • O FUTURO DA ESCOLA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
    78629 palavras | 315 páginas