Cidades neoliticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Há cerca de 5.000 anos atrás, nas planícies aluviais do Oriente Próximo, algumas aldeias se transformam em cidades; os produtores de alimentos são persuadidos ou obrigados a produzir um excedente afim de manter uma população de especialistas:artesãos, mercadores, guerreiros e sacerdotes, que residem num estabelecimento mais complexo, a cidade, e daí controlam o campo. Um dos primeiros critériospara se chegar a um conceito de cidade é que a maioria de sua população não se dedica a produção de alimentos (agricultura e pastoreio).

Existiram (e existem) centenas de cidades neolíticas, comcaracterísticas distintas, como materiais de construção (madeiras, pedras, turfas, tijolos de argilas, etc) locais (lagos, platôs, planícies, etc) e população (desde milhares até dezenas de milhares).Normalmente estas cidades possuíam um espaço central (como uma praça) além de moradias extremamente semelhantes, o que demonstra a ausência de diferenciação social. Por vezes encontravam-seconstruções maiores o que pode significar o aumento da importância da religião (e dos sacerdotes) e dos chefes (guerreiros ou não) na tarefa de administração destas comunidades.

As cidades da MesopotâmiaNas planícies formadas pelos rios Tigres e Eufrates os excedentes gerados pela produção agrícola e pastoreio de animais provoca a revolução urbana, onde a produção de alimentos permite um aumento dapopulação e a geração de especialistas que por sua vez favorecem ainda mais o aumento da produção com o comércio de parte dos víveres acumulados e a organização de obras coletivas.

O excedente seconcentra nas mãos dos governantes, representantes do deus local. Como as cidades se originavam de antigas aldeias e vilas seus traçados eram irregulares e acompanhavam os terrenos circundantes.Normalmente eram próximas dos rios e das planícies aluviais (geralmente inundadas).

O que irá diferenciar estas cidades das cidades neolíticas vai ser a construção das portas, muralhas e dos grandes...
tracking img