Cidades inteligentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto

Índice

Cidades Inteligentes
Conceito 2
Portugal - Cidades em Transformação Inteligente 5
Paredes – Cidade Inteligente 8
Curiosidades
Top 10 das Cidades Inteligentes do Mundo 10
Webgrafia 11


Cidades Inteligentes
Conceito.
Podemos definir cidades inteligentes, como cidades que estão muito ligadas às tecnologias de informação e comunicação, mas o conceito é mais abrangente, ascidades inteligentes distinguem-se pelo investimento na inovação, na sustentabilidade, na inclusão social e cultural e ainda na governação urbana e na conectividade.
As cidades inteligentes relacionam as tecnologias de informação e comunicação com o conhecimento, a criatividade individual, a pro-atividade das instituições, a aprendizagem e a inovação, o que facilita a gestão do conhecimento.Neste seguimento, podemos observar uma interacção e uma agilização entre vários sectores da sociedade para que estes conceitos funcionem não só na teoria, mas também no seu sentido prático.
Características e factores de uma cidade inteligente.















Este tipo de cidades enfrenta diversos desafios chave, profundamente relacionados com o bem-estar dos seus cidadãos que podemser agrupados em quatro categorias: económicos, administrativos, sociais e ambientais, para manter e garantir a competitividade global ao mesmo tempo que mantém o crescimento.
As cidades devem, não só, criar oportunidades de emprego tradicional, mas também ajudar a criar e atrair novas indústrias para as suas áreas.
As tecnologias de informação e comunicação abriram boas perspectivas paraencontrar soluções/alternativas para enfrentar estes desafios, têm um grande impacto na forma como as empresas fazem negócios, levando à criação de massivas correntes de valor por todo o Mundo.
Associado ao conceito de cidade inteligente encontramos assim o de cidade digital, que Komninos define como sendo um “espaço comunitário digital que é usado para facilitar e aumentar as actividades e funções queocorrem no espaço físico da cidade”. Podemos dizer então que as cidades inteligentes são a ala da inovação, dos sistemas de conhecimento e do espaço digital.
Assim, podemos considerar que a cidade inteligente é um sistema de inovação com múltiplos agentes, que combina actividades intensivas em conhecimento, cooperação institucional e infra-estruturas e ferramentas de comunicação, que maximizam acapacidade de resolução de problemas sob uma liderança forte, estruturando-se em três níveis.

Podemos considerar o primeiro nível como sendo o nível básico de uma cidade inteligente, que são os seus clusters produtivos, na indústria e serviços. Este nível associa a classe criativa, composta de pessoas talentosas, cientistas, artistas, empresários, determinando a organização do mundo do trabalhoe como se desenvolve a cidade. A proximidade geográfica facilita a cooperação e troca de conhecimento entre produtores, fornecedores, serviços e trabalhadores do conhecimento.
O segundo nível é constituído por mecanismos institucionais que regulam os fluxos de conhecimento e a cooperação na aprendizagem e formação. Neste nível associam-se as instituições promotoras de inovação, I&D, capital derisco, transferência de tecnologia, propriedade intelectual, formação, incubação e consultoria.
No terceiro e último nível, é constituído pelas infra-estruturas de informação e telecomunicações que propiciam as ferramentas digitais e espaços para aprender e inovar. Estas tecnologias facilitam a inovação baseada em instrumentos multimédia, a transferência de tecnologia, a criação de spin-off(termo em inglês utilizado para descrever uma nova empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa de uma empresa, universidade ou centro de pesquisa público ou privado, normalmente com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia), e a inovação de produto e de processo.
Estes três níveis a funcionar em conjunto levam a que uma cidade inteligente beneficie de um conjunto...
tracking img