Cidade osasco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE GEOGRAFIA – Cidade: Osasco

1) Identificação do Bairro:
Nome do bairro: Jardim das flores
Cidade: Osasco
Bairros vizinhos: Km18, Vila Osasco, Vila Yolanda, Pestana, Cipava.

2)História da Cidade e do meu Bairro:
Antônio Giuseppe Agú nasceu na Itália, na cidade de Osasco,no dia 25.10.1845. Filho de Antônio Giuseppe de Pietro Agú e Domenica Vianco. Casou-se comBenvenutta Chiaretta, tendo dessa união uma única filha, Primitiva Dominica Michela Agú. Informações do histórico da Cúria Metropolitana de Osasco, Itália, informam que Agú em 1872, emigrou para o Brasil, e trabalhou na construção do Engenho Central de Capivari, cidade do interior da Província de São Paulo.
Na região onde hoje se situa Osasco e em seus arredores existiam vários sítios e chácaras.Próximo às margens do Tietê, no século XIX, havia uma aldeia de pescadores e grandes fazendas. Uma delas foi vendida ao italiano Antonio Agu, um imigrante com quem começa a nossa história.
A propriedade, "FAZENDA OSASCO" já dava os primeiros sinais de desenvolvimento; na área reservada para si própria, Agú constrói uma casa de moradia.
Antonio Agu foi proprietário de vários negócios e terras naregião. Em 1887 comprou uma gleba de terra no Km 16 da Estrada de Ferro Sorocabana. Por volta de 1890, resolveu ampliar sua olaria e convidou para sócio o Barão Dimitri Sensaud De Lavaud. A pequena fábrica, que produzia tijolos e telhas, passou a fazer também tubos e cerâmicas, dando origem à primeira indústria da cidade, a Companhia Cerâmica Industrial de Vila Osasco.
Após outras iniciativas, em1895, Agu construiu a Estação Ferroviária, erguendo várias casas nos arredores para abrigar os operários que chegavam para atuar na obra.
Os dirigentes da Estrada de Ferro quiseram batizar a estação com o nome do principal empreendedor da região, mas Antonio Agu pediu que a homenagem não fosse dada a ele e sim à sua cidade natal na Itália: Osasco.
Daí por diante Osasco, como a região passou a serconhecida, não parava de crescer, muitas pessoas conhecidas do comércio e diversas indústrias importantes se instalaram por aqui. Para operar as máquinas dessas indústrias foram contratados imigrantes. Essa mão-de-obra começou a formar a população do local e deu origem a seu povo.
Osasco cresceu, tanto em população quanto comercialmente, tornando-se desenvolvida. Em 1952 surgiram as primeirasmanifestações pela emancipação, para tornar cidade o então sub-distrito de São Paulo.
O movimento emancipacionista sofreu muitas contraposições e empecilhos, mas finalmente após um plebiscito conturbado, em 19 de fevereiro de 1962, Osasco obteve sua emancipação político-administrativa e tornou-se município. A data é comemorada até hoje com muito orgulho por todos nós, que amamos e lutamos peloprogresso desta cidade, a 5ª maior do Estado de São Paulo e uma das mais promissoras do Brasil.
O Jardim das Flores é um bairro da cidade de Osasco. Ganha esse nome porque muitas de suas ruas são nomes de flores como lírio, dália, crisântemo, flor de lis incluindo a rua que eu moro Rua Orquídea e várias outras. O bairro é delimitado ao norte pelo bairro Km 18; A leste pelo bairro Vila Osasco; Ao sulcom o bairro Vila Yolanda; A oeste com o bairro Pestana. O bairro possui somente o loteamento Jardim das Flores.
Osasco em números
Área: 65 Km²
Habitantes: 718.646 (fonte IBGE – posição de julho/2009)
Eleitores Aptos: 514.045 (fonte: TRE-SP – posição de 05/2008)
Ranking Estadual: 5º maior município do Estado de São Paulo
Ranking Nacional: 14º maior município do Brasil
Bandeira Oficial:Brasão Oficial:

3) A Rua onde eu moro :
A. Nome: Orquídea
B. Origem do nome: Inspirado em uma flor
C. Mapa com a localização de minha casa:

D. Como é a minha rua: é larga, asfaltada e tem bastante movimento de pessoas e carros, também é iluminada e arborizada. Na minha rua não possui linha de ônibus, mas próximo de...
tracking img