Cidade moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto de Georg Simmel “As grandes cidades e a vida do espírito “faz uma análise das relações sociais nas grandes cidades.Para isso usou diversos argumentos,dentre eles,as relações de antagonismo nacidade,a economia monetária e a vida nervosa.
Simmel aborda neste texto vários aspectos da vida moderna,através da explanação da relação entre o indivíduo e a cidade e,também da influência que estaprovoca na personalidade e na vida mental dos seus habitantes.
Segundo Simmel a vida psíquica dos habitantes do campo é diferente da vida dos habitantes da cidade grande.No campo há umapredominância dos costumes,do rítmo lento e das relações pautadas no sentimento ,enquanto nas grandes cidades as mudanças são constantes e o ritmo acelerado,o que intensifica a vida nervosa.
Sendo assim,de acordocom o autor os habitantes das cidades ,desenvolveram um comportamento estranho aos habitantes do campo.Para preservar a sua sanidade mental,acabam se fechando para se protegerem dos estímulosexteriores ,se distanciando das emoções cotidianas.Aprendem a se tornar indiferentes aquilo que não lhes diz respeito diretamente ,a mergulhar em si mesmos, a prestar atenção apenas ao seu pequeno círculo deconvívio.
Os habitantes da cidade grande mal conhecem seus vizinhos mais próximos,enquanto no campo quase todos os habitantes se conhecem e tem uma relação positiva.
Para Simmel esse tipo decomportamento,que ele chamou de “reserva”seria uma tentativa por parte dos habitantes de auto preservação.
De acordo com Simmel as grandes cidades sempre foram o lugar da economia monetaria,fatordeterminante nas relações sociais.Segundo ele as individualidades se apagam na medida em que as relações sociais se baseiam no valor de troca,atribuindo ao dinheiro uma importância que não existia na escassezda troca no campo.
O dinheiro aprisiona ao mesmo tempo os indivíduos em relações empobrecidas por estarem cada vez mais submetidas ao calculo,induzindo á desconfiança,ao egoísmo e algumas vezes á...
tracking img