Cidade digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO

“CIDADE DIGITAL”


Introdução
O projeto “Cidade Digital” é baseado em uma rede wireless pública, que possibilitará a inclusão digital na cidade atendida. Inicialmente, a rede disponibilizará pontos de acesso, nos quais uma parte será reservada para a prefeitura, e os demais estarão disponíveis para a população.
A rede deverá cobrir todos os bairros da cidade, utilizando torresespalhadas em zonas estratégicas pela cidade. A cidade será dividida em áreas, onde cada área é representada por um bairro ou uma junção de vários, cada área terá um limite de pontos que podem ser usados simultaneamente. Para determinar este número de pontos, serão levados em conta o número de habitantes da área e o poder de consumo desses habitantes.
Para sustentar economicamente a rede, poderá sercriado um sistema de propagandas, onde empresas interessadas poderão pagar para divulgar seus anúncios. Esse mesmo sistema poderá ser utilizado pela prefeitura para melhor divulgar seus eventos, programas e projetos. Outra forma para sustentar economicamente a rede, poderá ser criado um kit de acesso, que poderá ser vendido aos usuários domésticos do projeto “Cidade Digital”.

Meta do ProjetoO projeto “Cidade Digital” tem como meta principal disponibilizar para a população acesso gratuito à Internet e aos serviços fornecidos pela Prefeitura Municipal Lins através de uma rede wireless, visando à inclusão digital e modernização dos serviços.
Além da meta principal, há outras secundárias: espalhar telefones IP públicos pela cidade, permitindo que qualquer cidadão efetue ligações para osórgãos públicos de administração, saúde e segurança; espalhar câmeras de segurança pelas principais avenidas e ruas com o intuito de monitorar as mesmas, podendo detectar acidentes e assaltos de forma mais rápida.
A infra-estrutura será composta pelas tecnologias sem-fio Wi-Fi (padrões 802.11a e 802.11g, respectivamente). Inicialmente deverão ser disponibilizados pontos exclusivos para o uso daprefeitura, que estarão em uma rede separada, e pontos disponíveis para toda a população.
Os pontos reservados para a prefeitura serão divididos entre suas agências, bombeiros, escolas, creches, delegacias, hospitais, postos de saúde, telefones e câmeras IP.
Deverá ser disponibilizada uma banda mínima garantida para cada um dos pontos disponíveis para a população. Nos pontos da prefeitura,deverá ser levada em consideração a banda utilizada para o bom desempenho das funções de cada setor da prefeitura, sendo que a velocidade do link desses equipamentos pode ser diferenciada para permitir seu bom funcionamento.
Mapa geral da cidade.
Área de cobertura.

Pontos de atendimentos da prefeitura.

Escopo do Projeto
O projeto “Cidade Digital” é inovador, pois visa à inclusão digital dacidade de Lins, e por isso a rede deve abranger toda a área da cidade. Para que isso seja possível, a cidade de Lins foi dividida em áreas, onde cada área é um bairro ou a junção de alguns bairros da cidade. Estas áreas terão pontos de acesso a sua disposição, e para cada área existe um limite de pontos simultâneos que podem ser utilizados. Prédios da prefeitura, que estão situados na cidade de Lins,terão um ponto para Internet e também poderão ter um ponto para telefone IP da rede governamental a sua disposição.
Divisão das áreas.



Requisitos do Projeto
Será necessário definir políticas para manter o projeto com parcerias entre patrocinadores da região, bem como parcerias públicas. Além disso, uma pessoa deverá ser designada gerente do projeto e uma equipe com analistas deinfra-estrutura (necessários para manter toda a estrutura da rede em funcionamento e solucionar possíveis problemas), analistas de suporte (coordenadores e segundo nível de suporte e atendimento ao público) e atendentes (primeiro nível de suporte e atendimento) deverão ser alocados.

Metas do Negócio
O projeto “Cidade Digital” desempenhará um papel muito importante na inclusão digital da cidade de...
tracking img