Cidade de deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Flama
Faculdade de Serviço Social
Disciplina: Política Social
Profª Liandra de Carvalho
Adriana – 6º período

Cidade de Deus
O filme é dirigido por Fernando Meireles, temcomo “pano de fundo” à comunidade da Cidade de Deus nas décadas de 60, 70 e 80, conta à trajetória de Dadinho, que após receber o nome de Zé Pequeno em um terreiro de candomblé se envolve plenamentecom o tráfico e a violência, passando a “assombrar” e amedrontar os moradores da comunidade.
Embora muitas vezes somos produto do meio em que vivemos, o filme também mostra o percurso queBusca-Pé, um colega de infância de Dadinho que vive em confronto entre a vida de trabalhador (muitas vezes confundido com otário) e a vida no crime (com falso poderio que o tráfico dá), ele “prefere”seguir sua vida sem o envolvimento com o crime, embora muitas vezes fique tentado com a facilidade que a vida no crime trás.
O autor descreve minuciosamente a vida nesta localidade, como oscrimes são preparados, como a violência se dissemina, o filme mostra a realidade nua e crua, é marcado por cenas fortes de violência e barbárie.
Cidade de Deus me faz lembrar o filme “Pixote, aLei do mais fraco” de Hector Babenco que fez muito sucesso nos anos 80, onde a falta de perspectivas levava crianças e jovens ao mundo do crime.

A realidade
O filme mostra claramente oenvolvimento de todas as camadas sociais, da mais inferior a mais alta, onde as drogas descem dos morros pelas mãos dos marginais, e vão direto para o asfalto, satisfazem a moçada bacana do Rio deJaneiro.
Mostrando que exclusão social dispõe a criminalidade, o trafico das drogas, eliminando os valores morais e sociais dos jovens que acabam se perdendo.
Felizmente a realidadedesta comunidade hoje é bem diferente, não chegando à perfeição, mas com certeza, com contextos muito diferentes.

Papel do Estado
O papel do Estado na comunidade da Cidade Deus é nulo,...
tracking img