CIDADE COMPACTA X CIDADE DIFUSA2

417 palavras 2 páginas
A construção ou planejamento de uma cidade envolve vários fatores por isso deve ser levado em consideração desde as consequências que esse projeto pode gerar para o meio ambiente, até que configuração será usada para um maior aproveitamento daquele espaço. Atualmente, com as cidades sustentáveis são de grande importância não só para a arquitetura, mas para o planeta em si. E a partir daí surge a questão de qual é a melhor forma de cidade: a compacta ou difusa.
As duas possuem qualidades, mas também possui seus defeitos. Cidade difusa é quando há mais espaços entre suas construções, gerando assim o espalhamento das residências, edifícios, comércios entre outros e a necessidade de uma maior área, assim desmatando a mata natural ali existente. Consequentemente, devido à necessidade de um deslocamento maior há uma maior quantidade de que as pessoas optam por ter um veículo particular, aumentando assim o gasto de combustíveis não renováveis, aumentando o fluxo de carros e gerando uma maior poluição. Rogers cita que nesse tipo de cidade o cidadão tem que andar grandes distancia de sua casa ate o trabalho ou de sua casa ao lazer, e o mesmo sugere a integração desses espaços.
Partindo desse ponto, aparecem as cidades difusas. Essa configuração de cidade visa um espaçamento menor entre suas construções, fazendo com que seja mais fácil para as pessoas locomoverem-se de um lugar para outro sem a necessidade de um veículo particular, usando assim meios de transportes alternativos como, por exemplo, ciclismo, caminhada ou mesmo o transporte coletivo. Além disso, a frequente presença de prédios nesse tipo de cidade faz com que questões como a coleta de lixo seja facilitada, já que além de o caminho que terá de ser percorrido será menor, haverá menos lugares para os coletores passarem, facilitando assim, por exemplo, a coleta seletiva de lixo.
Embora esse tipo de cidade tenha seus vários pontos positivos que contribuem para sustentabilidade, devemos estar atentos a presença de

Relacionados