Cidade antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Livro por:maiucamaiuca Autor : Fustel de Coulanges

Summary rating: 3 stars (6 Avaliações)
Visitas : 1765
Palavras:600

Summarize It

A Cidade Antiga, título deFustel de Coulanges, é peça essencial para o estudante de Direito. Como ressalta a Introdução, a obra cuida da necessidade de estudar as mais velhas crenças dos antigos para conhecer as suasinstituições – o que remete-nos à História do Direito.

Aos que interessam tomar nota, as páginas discursam, assim afere o título, às cidades antigas, como as civilizações grega e romana –incluindo a Políticae governo.

O Livro Primeiro, intitulado “Crenças Antigas”, leque introdutório, expõe o estudo da crença sobre a alma e sobre a morte, o culto dos mortos, o fogo sagrado e a religião doméstica.Prosseguindo com a tese, experimentamos no Livro Segundo, “A Família”, pormenores da religião como principal elemento constitutivo da família antiga, seguimos para o estudo do casamento, passandosucintamente pela continuidade da família, celibato proibido, divórcio em caso de esterilidade, e desigualdade entre o filho e a filha.

Além disso, o Livro Segundo demonstra constituintes da adoção e daemancipação. O parentesco, o que os romanos entendiam por agnação, o direito de propriedade, o direito de sucessão, a autoridade na família, as “gens” em Roma e na Grécia são os pontos seqüentes.No Livro Terceiro, “A cidade”, os capítulos são intitulados: A fratria e a cúria; a tribo, Novas crenças religiosas, Forma-se a sociedade, A urbe, O culto do fundador; a lenda de Enéias, Os deuses dacidade, A religião da cidade, O ritual e os anais, Do governo da cidade. O rei, O magistrado, A lei, O cidadão e o estrangeiro, O patriotismo. O exílio, Do espírito municipal, Relações entre cidades;a guerra; a paz; a aliança dos deuses, As confederações; as colônias, O romano; o ateniense, Da onipotência do Estado. os antigos não conheceram a liberdade individual.

A partir do Livro Quarto...
tracking img