Cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Todas as pessoas que vivem em sociedade possuem direitos e deveres, para cumpri-los é preciso conhecê-los, somente desta forma que podemos nos orientar e desenvolver nossa participação em conjunto com os demais cidadãos.

O conteúdo que será apresentado nesta cartilha tem como objetivo conscientizar os cidadãos de suas responsabilidades, direitos e deveres perante omeio ambiente.

O exercício da cidadania ambiental visa promover o desenvolvimento sustentável através da prática individual e coletiva.

O desenvolvimento de ações que possibilitem a disseminação e troca de informações, permitindo ao cidadão o acesso à informação e à participação publica sobre ambiente e desenvolvimento sustentável, revelando as interações que devem serestabelecidas entre o cidadão e as entidades públicas é uma expressão da promoção e cidadania ambiental no desenvolvimento sustentável.

Hoje, com mudanças tão aceleradas é necessário exercer toda a criatividade e inovação na busca de soluções para um problema tão relevante, pois toda ação ou omissão afetará todo o planeta.

Este desafio só será superado quando todos os seres humanos quehabitam este planeta se conscientizarem de que viemos aqui para CONSTRUIR e através de bases sólidas e ações continuas iremos alcançar este objetivo.

1. Cidadania

A cidadania deve ser exercida como um mecanismo transformador da sociedade e com isso promover uma sociedade digna para todos.

O “estado de cidadania” coloca todos os indivíduos, independente de sua posiçãoeconômico-social, como iguais, pois todos, sem exceção, possuem direitos e obrigações.

Para muitos o exercício da cidadania resume-se somente nas épocas eleitorais onde os cidadãos comparecem às urnas. Porém o exercício da cidadania vai mais além do que muitos pensam, exercer o nosso papel no desenvolvimento da sociedade, lutando por garantias individuais e coletivas e direitos como o direito à vida, àliberdade, à propriedade, à igualdade e a todos os valores civis, políticos e sociais que equilibram a vida em sociedade, são ações a nós concedidas pela Constituição.

O exercício da cidadania tem como objetivo principal O BEM COMUM.

1.1 – Direitos e Deveres

Cumprir seus deveres e exercitar seus direitos com liberdade e responsabilidade, buscando a realização daigualdade social e a prática do bem comum é ser cidadão.

Cidadania é ação e participação! O exercício da cidadania exige uma atitude de participação e comprometimento do cidadão.

Nós como cidadãos brasileiros temos os nossos direitos e deveres garantidos na Constituição Federal de 1988, este assunto pode se encontrado no capitulo I, Artigo 5º, onde se trata dos direitos e deveresindividuais e coletivos.

• Direitos
Todos temos o direito de viver, sermos livres, ter moradia, de sermos respeitados como pessoas, de ter segurança, não ser privado por causa de seu sexo, cor, idade, trabalho ou por qualquer outra coisa. Os nossos direitos não podem ser tirados e devem ser respeitados.

Sendo desta forma, todos temos a responsabilidade de fazer valer essesdireitos independentes do que temos ou do que somos.

Temos que criar uma nova consciência de que se nós mesmos não zelarmos pelo que é nosso por direito ninguém irá fazer isso por nós.

• Deveres

Os deveres devem andar lado a lado com os direitos. Os direitos resumem-se em dever do voto, do cumprimento das leis, respeito aos direitos do próximo, de cuidar dos nossossemelhantes, de preservar a natureza, de proteger o patrimônio público e social do nosso país e o de colaborar com as autoridades.

1.2 - Como exercer sua cidadania

Para exercer a sua cidadania é preciso estar atento sobre o que acontece a sua volta, colocando em prática todos os seus direitos e deveres.

Pratique os seus direitos:

• De agir: você é livre para fazer, não querer...
tracking img