Cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A cidadania abrange um conjunto de direitos políticos e jurídicos, em que o cidadão adquire os direitos como indivíduo (sociais, políticos e civis) e os deveres (impostos, serviço militar,fidelidade, entre outros) que lhe permitem intervir nos negócios públicos do Estado.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/475324-que-%C3%A9-cidadania/#ixzz2HK6Qh8tChttp://www.historiasiglo20.org/europortug/cideuropeia.htm

2. Como exercemos a cidadania?
• Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia.
• Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais.Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socioeconómicas do seupaís, estando sujeito a deveres que lhe são impostos.
• Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que os seus direitos não sejamviolados.

3. A sociedade civil é o conjunto de todas as organizações ou instituições que têm como objetivo satisfazer as necessidades da população, isto é, apoiar o conjunto de cidadãos em diversosaspetos da sua vida.

Papel da Sociedade Civil na construção da Democracia
O papel da sociedade civil na construção de uma democracia é consequente da união de todos.
A junção entre a sociedadecivil e a democracia tem as suas origens nas primeiras publicações liberais. Contudo, eles progrediram de modo expressivo no século XX, quando se valorizou mais o papel da sociedade civil, numa posiçãodemocrática, como vital.
Argumenta-se que o fator político de numerosas organizações da sociedade civil ajuda uma cidadania mais consciente e mais bem informada, que faz melhores escolhas eleitorais,participa na política e assegura, como resultado, que o governo seja mais responsável.
As organizações não políticas na sociedade civil são fundamentais para a democracia, isto porque elas...
tracking img