Cidadania

Páginas: 3 (517 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
O direito a ter opção ética
Eduardo C. B. Bittar- Doutor pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo, Coordenador do Curso de Direito da Universidade SãoMarcos, Professor de Filosofia do Direito da Universidade São Marcos e Professor de Metodologia da Pesquisa Jurídica dos cursos de graduação e pós-graduação da FAAP.
Refletir filosoficamente acercada ética significa ter uma atenciosa atitude de pensar e re-pensar o mundo das ocorrências intersubjetivas, sempre previstas na dimensão da ação a possibilidade, bem como a admissibilidade doerro/engano. É fato que só se aprende agindo, só se age testando o mundo, só se aprende errando, só se constrói decidindo, e neste permanente processo o crescimento ético-reflexivo facilita os modos pelosquais as intenções humanas se engrandecem. Não há ética fora do imperativo da ação/decisão, como nos garante Paul Singer.
Mas, para que haja a reflexão ética é necessário que se garanta que osindivíduos estarão interagindo numa relação de paridade entre a intenção interna (subjetivismo) e as condições externas da existência (determinismo). O direito a ter liberdade de decidir eticamente passa poresta questão do equilíbrio entre propensões internas do indivíduo e assédios advindos dos estímulos a ele externos. São os desafios existenciais condições para a tomada de decisão ética, motivo peloqual as condições existenciais de produção de decisões eticamente engajadas não podem ser desprezadas no momento em que os conflitos e os imperativos de ação começam a fervilhar, demandando uma tomada deposição.
As aflições do humano são a estampa característica da dimensão ético-reflexiva. Portanto, de pouca relevância são as tradicionais idéias de uma dimensão ética desencaixada da perspectivavivencial de indivíduos dimensionados em condições históricas de produção de decisões éticas. Por isso é que se deve perguntar, quando se discute o estado atual da ética, como vai o ser humano? Dados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • CIDADANIA
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!