Cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CIDADANIA E DIREITOS SOCIAIS

CIDADANIA- refere- se ao comportamento social que seja comum a todas as pessoas que esteja de acordo com as heranças antropológicas gerais, que atenda as necessidades comuns com harmônica troca de valores e convivência saudável, cidadania é conhecer os direitos e deveres e saber exercê-los é respeitar os direitos alheios resultando assim numa complexa integraçãosocial. É através da cidadania que possibilita o cidadão no desenvolvimento de seu país, está intrinsecamente ligada à democracia e a igualdade nos âmbitos sociais, políticos, econômicos, filosóficos e religiosos, enfim, juridicamente falando, co relação entre o cidadão e o Estado. José Murilo de Carvalho, No livro O Mapa da Viagem – Cidadania no Brasil conceitua, o fenômeno da cidadania é complexoe historicamente definido, o Poder está nas mãos não da minoria mais de todo o povo, todos são iguais perante a lei.

CONTEXTO HISTÓRICO – CIDADANIA NO BRASIL – A palavra Cidadania se origina na Grécia antiga em Atenas, cidade aonde nasceu à democracia, no período clássico onde os aristocratas da época, ou seja, a classe dominante os grandes detentores do Poder, pessoas que tinham tempodisponível para exercer e participar dos acontecimentos, sendo que as mulheres, os trabalhadores em si e os guerreiros, estavam fora do processo.
Embora no Brasil ainda não se trate o termo ‘‘cidadania’’ como tal, podemos traçar um breve paralelo sobre seu desenvolvimento através de fatos históricos, acontecimentos que o precederam.
1 –Iinconfidência Mineira – ato heróico, e passo importantepara despertar a sociedade em geral dos direitos e o exercício de cidadania. Tiradentes, o pai da Inconfidência Mineira, lutou bravamente pela liberdade de toda uma nação, embora buscando os seus direitos de cidadão fora enforcado e esquartejado, ainda nessa época ele “lutara” sozinho, a sociedade em geral ficou as margens.
2 - Em 1889, o então primeiro Presidente da República eleito através dovoto censitário, era assim que era eleito o Presidente, os Deputados, Senadores, eram eles, os marechais, coronéis, enfim, pessoas que detinham posses e poder. O Marechal Deodoro da Fonseca, nessa época já começara a sofrer pressão das classes dominantes por impor certa ditadura entrando em conflitos com toda classe, mesmo as dominantes.
3 – Em 1930, o Presidente Washington Luís, vindo de umacordo firmado entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais onde se instalou durante anos a política conhecida como “Café com Leite” cede o cargo pra o Presidente eleito Júlio Carlos Prestes aonde este não chegou a governar sendo destituído através de um Golpe de Estado por Getúlio Vargas. Em 1932, acontece a primeira Revolução Constitucional, uma estratégia traçada por algumas classes da épocacom intuito de destituir o então Presidente Getúlio Vargas, esse por sua vez, faz acordos com a classe de tenentes da época prometendo algumas vantagens sendo esse movimento conhecido como Tenentismo, e por assim vingar, o mesmo consegue ficar no cargo e realiza assim as primeiras modificações na Constituição no período de 1934 à 1937, mesmo com características da ditadura, já que com a criação doEstado Novo o poder se concentra única e exclusivamente nas mãos do Presidente, podemos assim elencar; Direito da mulher de votar, as Leis Trabalhistas (CLT), a industrialização, mesmo que ainda de forma amistosa e substantiva, começa a desenvolver de forma mais concreta o então termo exercício da cidadania.
4 – Já nas décadas de 60 e 70, o país passa por um grande processo de mudanças, tantoeconômicas como sociais, os movimentos políticos e sociais de esquerda e de direita, foram intensos e radicais, exemplificados pela presença da censura, pela perseguição a líderes políticos, prisão e tortura (com muitos desaparecidos), pelo terrorismo e pelas guerrilhas. A sociedade brasileira dos anos 60 participou ativamente, por vezes não publicamente, ora apoiando, ora protestando contra a...
tracking img