Cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A história do Brasil começou em 1500, com a chegada dos portugueses, foi o começo do novo sistema socioeconômico no século xvI.
A sociedade colonial cresceu com a mão de obra escrava com os índiose africanos, é desta época que entendemos que não existia cidadania, por que eles foram vitimas de violência física e moral,não eram considerados pessoas humanas,obrigados ao trabalho forçado,sóserviam para contribuir para o crescimento de capital dos latifúndios.
Os índios e africanos eram excluídos da sociedade, politicamente e socialmente, no entanto existiam outros também que foramexcluídos,a população branca pobre,faziam parte da estrutura escrava que estruturava o sistema de exploração,eles eram explorados pela elite dominante.
Os preconceitos marcou o Brasil nos séculos decolonização (1500-1822).
Em 1822 o Brasil se tornou um pais,más nada mudou nos processos sociais,a mesma elite continuava a governar a direção do País,com os mesmo pensamentos de exploração.
A primeiraconstituição brasileira 1824 limitava quem podia votar ou não.O direito de votar era exigido a comprovação de renda mínima,mulheres e analfabetos não tinham direito de votar,a população neste períodoimperial não tinha participação alguma.
Na década de 1830 surgem uma nova história para o Brasil com mudanças sociais,o crescimento de urbanizações,a industrialização,o crescimento de operários,o começo dopartido comunista,influências externas.O Brasil nesta década surgem os direitos sociais,a partir desse momento houve mudanças a história do pais começa a acelerar,com a criação do Ministério dotrabalho,industria e comercio.Com a criação de leis do trabalho em 1943,isto foi um crescimento para a nossa cidadania.
Porém em relação a política do Pais,continua com turbolência,com vários fatores quese dá ao primeiro passo da participação da sociedade:
Revolução 1930-1934,fase constitucional 1934-1937,e ditadura civil 1937-1945.Com tudo isso deu-se o surgimento aos sindicatos e vários...
tracking img