Cidadania e responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
EAD RESENDE RJ
GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

TRABALHO SOBRE

CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Altamiro de Souza

Volta Redonda
2011

• INTRODUÇÃO

Foi na Europa dos anos 1970 que a sociedade passou a cobrar maior responsabilidade social das empresas. Em 1977, a França tornou-se pioneira na criação de uma lei que obriga empresas com mais de300 funcionários a divulgar em balanços suas ações sociais.
No Brasil, o modelo de balanço social, proposto na década de 1980 pela Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial Social (Fides), não vingou. O tema começou a sensibilizar algumas empresas no início dos anos 1990 e ganhou forte impulso ao longo da década, pela ação de entidades não-governamentais e institutos de pesquisa e peloengajamento da iniciativa privada nas novas políticas sociais do governo.
Destaque para a atuação do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), que desde 1997 defende a importância de um modelo único de relatório social. Um ano depois, nascia o Instituto Ethos.
Nosso trabalho apresenta o grupo O BOTICÁRIO, e o seu projeto de promover a sustentabilidade, cujo ideal dedesenvolvimento é a racionalização do consumo e a preservação dos recursos naturais. O seu planejamento estratégico visa à minimização dos impactos ambientais do processo produtivo de toda cadeia de valor dos negócios do grupo.
“Há 21 anos, muito antes da sustentabilidade se estabelecer como prioridade na agenda das grandes corporações, nosso envolvimento com a questão ambiental já se expressava por meioda criação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A iniciativa amadureceu e se desenvolveu ao mesmo tempo em que contribuímos intensamente para introduzir no país o conceito de responsabilidade social empresarial.”

• DESENVOLVIMENTO

O grupo Boticário possui duas certificações que o credencia como um dos seguidores das normas exigidas para realização de um projeto deresponsabilidade social:
1. A OHSAS 18.001, que é OCUPATIONAL HEALTH AND SAFETY ASSESMENT SERIES – Aborda questões referentes à segurança e saúde dos trabalhadores, de acordo com a Meta sete (metas do milênio) que é qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.
2. A ISO 14.001, referente às questões ambientais, de acordo com o princípio de proteção ambiental do pacto global que visaapoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais, promover a responsabilidade ambiental e encorajar tecnologias que não agridam o meio ambiente.

A fundação O Boticário atua no Brasil, com ações que incluem proteção de áreas naturais, apóia projetos de outras organizações, incentiva e mobiliza a sociedade para conservação da natureza.
Por meio de suas reservas naturais, a fundação protegemais de 11 mil hectares de remanescentes da Mata Atlântica e Cerrado e realiza ações de proteção à natureza em seu entorno, que ampliam esta conservação.
O Boticário participa com o Programa de Eco eficiência que tem por objetivo reduzir os impactos ambientais do processo produtivos de suas empresas. Seu foco está em aspectos como geração de resíduos sólidos, consumo de energia e de água e emissãode gases de efeito estufa (GEE). Indicadores de consumo de recursos e de gerenciamento de resíduos sólidos que permitem a análise do seu desempenho.
Estamos vivendo uma era em que não há mais tempo para pensar em planejamento no que diz respeito à proteção da natureza. Hoje se torna necessário por em prática tudo que vem sendo planejado há anos. Quanto mais fizermos pelo planeta agora, mais cedoevitaremos as mudanças que certamente acontecerão num futuro bem próximo.
O Boticário, desde a sua fundação, se preocupou em desenvolver produtos que não agridam o meio ambiente e que também não agridam o corpo humano, já que sua linha de atuação é a fabricação de cremes e perfumes e produtos do gênero, para uso pessoal.
Para atuar com Responsabilidade Social a empresa deve realizar projetos...
tracking img