Cidadania e participação social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O encontro Vem ser cidadão reuniu 380 jovens de 13 Estados, em Faxinal do Céu-PR. Eles foram trocar experiências sobre o chamado protagonismojuvenil.

O termo pode até parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem não precisa de adulto para encontrar o seu lugar e a suaforma de intervir na sociedade. Ele pode ser protagonista.

(Adaptado de “Para quem se revolta a quer agir”, Folha de São Paulo, 16/11/1998)Depoimento de jovens participantes do encontro:
"Eu não sinto vergonha de ser brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas eu sinto vergonha por existiremmuitas pessoas acomodadas. A realidade está nua e crua (...) Não dá para passar e ver uma criança na rua e achar que não é problema seu." (E.M.O.S. – 16 anos, Minas Gerais)

"A maior dica é querer fazer. Se você é acomodado, fica esperando cair no colo, não vai acontecer nada. Existe muitacoisa para fazer. Mas primeiro você precisa se interessar." (C.S. Jr., 16 anos, Paraná)

"Ser cidadão não é só conhecer os seus direitos. Éparticipar, ser dinâmico na sua escola, no seu bairro." (H.A., 19 anos, Amazonas)

Então, galera, estes quadrinhos foram tema de uma redação no ENEM(Exame Nacional do Ensino Médio) de 1999, cuja temática abordada foi CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL. Considerando título do projeto da 8ª série de2009: Comunidade e Protagonismo Social, como você relacionaria esta atividade à temática do projeto da 8ª série? Abração e um ótimo trabalho!
tracking img