Cidadania e loucura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cidadania e Loucura

A surgimento da psiquiatria é concomitante ao conceito de cidadania moderna. Segundo Descartes, para o sujeito se constituir plenamente, deveria manter longe a desrazão, aopasso que, a loucura era posta como algo marginalizado da sociedade, dessa forma salientando o processo de exclusão do louco denominado como a “grande internação”.
Foi dentro desse quadro histórico,desses acontecimentos da época, que a revolução francesa e americana inseriram a democracia e principalmente o cidadão, e também regulamentos de funcionamento de hospitais gerais, regularizando cadaestabelecimento proveniente para cada cidadão, fixando assim, um “contrato social”.
Portanto, ficou delimitado aos loucos o processo de reclusão, passando a ocupar isoladamente os hospitais gerais,permitindo assim, “a constituição do próprio objeto da psiquiatria: a doença mental”.
A partir daí, “o louco foi reconhecido como cidadão, merecedor de cuidados terapêuticos, passando a se justificara internação, por razões médicas, com o objetivo de restituir a razão de sua subjetividade. O que mais interessava era a união entre cidadania e razão, o louco sendo privado de razão, não era um“cidadão pleno’.
Devemos não dicotomizar entre a clínica da normose e a doença mental, pois estamos sempre colocando o doente mental no pólo negativo da sociedade.
Há outros pontos de vista sobre osurgimento da psiquiatria, que segundo a afirmação de Pinel, “mesmo na alienação mental, persiste ao menos uma fração subjetiva, o chamado sujeito da loucura. Como relata Serpa Jr., existia uma coerênciaquando se dizia que há uma reserva subjetiva no louco. Podendo se chegar à conclusão de que a clínica surge para o reconhecimento do sujeito no louco.
O importante na questão da cidadania do louco éque haja uma particularidade para cada situação, uma avaliação da cultura e do social que o abrangem, pensando no manejo, no cuidado e acompanhamento do sujeito, partindo do pressuposto da...
tracking img