Cidadania no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO III
Passo atrás, passo adiante (1964-1985)

Como em 1937, o rápido aumento da participação política levou em 1964 a uma reação defensiva e a imposição de mais um regime ditatorial em que os direitos civis e políticos foram restringidos pela violência. Os dois períodos se assemelham ainda pela ênfase dada aos direitos sociais, agora estendidos aos trabalhadores rurais, e pela forteatuação do Estado na promoção do desenvolvimento econômico. Pelo lado politico, a diferença entre eles foi a manutenção do funcionamento do Congresso e da realização das eleições no regime implantado em 1964.
Do ponto de vista que aqui nos interessa, os governos militares podem ser divididos em três fases. A primeira vai de 1964 a 1968 e corresponde ao governo do general Castelo Branco e primeiroano do governo do general Costa e Silva.
Caracteriza-se no inicio por intensa atividade repressiva seguida de sinais de abrandamento. Na economia, foi um pedido de combate a inf1ação, de forte queda no salario mínimo e de pequeno crescimento. Foi o domínio dos setores mais Iliberais das forças armadas, representados pelo general Castelo Branco. No ultimo ano, 1968, a economia retomou os altosíndices de crescimento da década de 50.
A segunda fase vai de 1968 a 1974 e compreende os anos mais sombrios da história do país, do ponto de vista dos direitos civis e políticos. Foi o domínio dos militares mais truculentos, reunidos em torno do general Garrastazu Medici, escolhido presidente apos o impedimento de Costa e Silva por motivo de doença. O período combinou a repressão política maisviolenta já vista no país com índices também jamais vistos de crescimento econômico. Em contraste com as taxas de crescimento, o salario mínimo continuou a decrescer.
A terceira fase começa em 1974, com a posse do general Ernesto Geisel, e termina em 1985, com a eleição indireta de Tancredo Neves. Caracteriza-se inicialmente pela tentativa do general Geisel de liberalizar o sistema, contra a forteoposição dos órgãos de repressão. A liberalização continua sob o general Joao Batista de Figueiredo (1979-1985). As leis de repressão vão sendo aos poucos revogadas e a oposição faz sentir sua voz com força crescente. Na economia, a crise do petróleo de 1973 reduz os índices de crescimento, que no inicio dos anos 80 chegam a ser negativos.

PASSO ATMS: NOVA DITADURA (1964-1974)
DerrubadoGoulart, os políticos civis que tinham apoiado o golpe, sobretudo os da UDN, foram surpreendidos pela decisão dos militares de assumir o poder diretamente. O general Castelo Branco foi imposto, a um Congresso já expurgado de muitos oposicionistas, como o novo presidente da República. Começou, então, intensa atividade governamental na área política para suprimir os principais focos de oposição e na áreaeconômica para conter a inflação que atingia níveis muito altos.
Antes de analisar essa atividade, e preciso discutir as razões de terem o militar assumido diretamente o governo, para surpresa de seus próprios aliados. A presença dos militares na política brasileira começou na proclamação da República. Mas as oligarquias conseguiram alija-los construindo o sistema coronelista da PrimeiraRepública. Em 1930, eles voltaram com força, trazendo propostas de centralização política, industrialização, nacionalismo. Vargas conseguiu usá-los e conte-los. Apos 1945, eles se dividiram, como toda a sociedade, entre nacionalistas e populistas, de um lado, e Iliberais conservadores, do outro. A divisão das forças armadas atingia o corpo de oficiais e as praças de pé, sobretudo os sargentos.
Pode-seexplicar a atitude mais radical em 1964 pela ameaça que a divisão ideológica significava para a sobrevivência da organização militar. Para fazer o expurgo dos inimigos, era necessário controlar o poder. Mas havia também razões menos corporativas. Os antivarguistas tinham-se preparado para o governo dentro da Escola Superior de Guerra. La elaboraram uma doutrina de segurança nacional e...
tracking img