Cidadania no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
José Murilo de Carvalho é um cientista político e historiadorbrasileiro, membro desde 2005 da Academia Brasileira de Letras. Suas pesquisas e sua produção concentram-se na história do Brasil Império e Primeira República, com ênfase nos temas da cidadania,republicanismo e história intelectual.

RESUMO
O livro trata vários aspectos do processo de construção da cidadania no Brasil, abordando assuntos como Direitos Políticos, Civis e Sociais. Para isso o autorretrata diversos fatos ocorridos, deixando clara a situação do país a partir de sua independência em 1822 até a expansão dos direitos políticos com a Constituição de 1988, passando por restrições aodireito de voto, submissão da maioria dos votantes a práticas coronelísticas, revoltas populares, avanços dos direitos sociais e diversos tipos de governo.

APRECIAÇÃO CRÍTICA
O autor demonstra que alógica da construção da cidadania no Brasil é inversa, primeiro vieram os direitos sociais, depois os políticos e enfim os civis:
Aqui primeiro vieram os direitos sociais, implantados em período desupressão dos direitos políticos e de redução dos direitos civis por um ditador que se tornou popular. Depois vieram os direitos políticos, de maneira também bizarra. A maior expansão do direito dovoto deu-se em outro período ditatorial, em que os órgãos de representação política foram transformados em peça decorativa do regime.
A soma desses três direitos se fundamenta na justiça social.
Aeducação popular é a condição primordial para a construção da cidadania.
A escola é um locus fundamental de educação para a cidadania, de uma importância cívica fundamental, não como uma«antecâmara para a vida em sociedade» mas constituindo o primeiro degrau de uma caminhada que a família e a comunidade enquadram.
Não há cidadania sem a construção de um estado-nação:
Isto quer dizer...
tracking img