Cidadania no brasil resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conclusão: A cidadania na encruzilhada

Mesmo com a evolução que o Brasil vem sofrendo a 178 anos de muito esforço com lutas com o intuito de fazer o povo brasileiro se tornar um verdadeiro cidadão, ainda prosseguimos com a sensação de que ninguém aprendeu nada, que o esforço as lutas, não valeram de nada, pois o povo não se coloca no lugar de cidadão. Alguns progressos aconteceram como odireito ao voto, os Direitos sociais que garantem a participação do governo na sociedade garantindo a educação, saúde, trabalho, aposentadoria, enfim os direitos básicos do ser humano previstos na constituição federal.
A cidadania surgiu na Inglaterra junto com os Direitos civis (séc. 18), liberdade individual, como o Direito de ir e vir, os Direitos políticos que seria o Direito ao voto e a cargospolíticos (séc.19)E cm uma 3° base surgiu os direitos sociais são conquistas do século 20, assim como a quarta geração de direitos de cidadania, nascida no fim desse período.Com base nos DC os ingleses chamaram para si o direito ao voto e direito a participação ao governo de seu país, a partir do direito politico surgiu o direito social, onde operários começaram a criar os partidos criando osdireitos sociais.
Com a chegada da cidadania houve então a necessidade de educar o povo politicamente, para que o direito ao voto não se perdesse, educar para que as pessoas pudessem tomar conhecimento de seus direitos para lutar por eles, esse é um problema até hoje no Brasil, o cidadão não tem interesse na politica, não conhece seus direitos e acabam sempre criando uma politica publica impropriapara o país. Isso ocorre porque o brasileiro não entende que ele faz parte do Estado-nação, quando ele se coloca nessa posição se torna um pleno cidadão se caracterizando por fazer parte do Estado e da Nação, assim não é possível uma verdadeira construção da cidadania no território nacional.
Como falar da construção da cidadania sem retornar ao inicio do Brasil, na época da colonização, quando osportugueses deram base para a cultura, religião e língua, uma influencia que marca o território até hoje, influencia que se tornou algo positivo como a cultura, a religião e a língua já citado, mas deixando a população analfabeta, uma grande maioria escrava, como construir um país cidadão sendo que sua origem foi difícil com os regimes escravocratas e sem o direito a educação?
Na época daindependência do Brasil não havia cidadãos, concluindo que se não havia nem educação ninguém era conhecedor se seus direitos. O País sofreu grande impacto com o período escravo, pois isolava o negro cada vez mais do âmbito social e politico, pois estavam grande parte do tempo nas lavouras, explorando cavernas em busca de riquezas ou cuidando do gado, não tendo conhecimento necessário para se tornar umcidadão. A sociedade era escravista, até os escravos que compraram sua liberdade adquiriam escravos. A escravidão estava tão encravada nas mentes das pessoas que os escravos quando libertos, quando adquiria algum poder eles adquiriam escravos e tratavam da mesma forma que os senhores brancos os tratam anteriormente, com tortura e trabalho pesado forçado. Esse era o começo de longos anos que isolavao homem da cidadania.
Não havia poder publico que deveria garantir os direitos civis do povo, a corte que decidia tudo ficava em Portugal, os processos demoravam anos até ser julgado, em busca de proteção jurídica o povo ficava a mercê dos grandes proprietários, ou ficava à mercê do arbítrio dos mais fortes, pois eram eles garantiam a proteção, exceto as mulheres e os escravos que seguiam ajurisdição dos Senhores, ambos não tinham acesso á justiça.
Os escravos usavam como fuga da sociedade os quilombos que numa grande maioria era destruído pelas tropas militares.
O que implicava para a formação da cidadania na época, era a questão da educação primaria, que de inicio era cuidada pelos padres jesuítas, que com a expulsão em 1759, ficou completamente nas mãos do governo, tornando a...
tracking img