Cidadania, classe social e estatus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CIDADANIA, CLASSE SOCIAL E STATUS

Marshall faz um panorama da cidadania no século XIX, onde primeiro surgiram os direitos civis: O elemento civil se refere à liberdade individual liberdade de ir evir, liberdade de imprensa, pensamento e fé, o direito à propriedade e de concluir contratos válidos e o direito à justiça, depois os políticos: o elemento político se refere ao direito de participarno exercício do poder como:- Um membro de um organismo investido da autoridade política. - Um eleitor dos membros do organismo acima citado. As instituições representativas do poder político são: oparlamento e conselhos do Governo local que aos poucos se desenvolveram e, por último, os sociais: elemento social se refere ao direito que vai desde o direito de um mínimo de bem estar econômico esegurança ao direito de participar na herança social e viver como um ser civilizado dentro dos padrões estabelecidos pela sociedade.

Estes surgiram na época ainda com resquícios feudais como umaopção à cidadania ou se era um cidadão ou se pediam os direitos sociais e foram extintos para depois ressurgirem como o direito à educação que é pré-requisito para a plena liberdade civil. Ele então dizque, juntamente com o desenvolvimento da cidadania desenvolveu-se o capitalismo e que estes estão em guerra no século XX.

A evolução da cidadania resultou de um processo duplo de fusão e de separação.A fusão foi geográfica e a separação funcional. O primeiro passo foi dado no século XII com o estabelecimento da Justiça Real para definir e defender os direitos civis do indivíduo, tais como eleseram, porém não com base nos costumes locais, mas no Direito Consuetudinário do país. Foram aos poucos dissolvidos pela mudança econômica somente restando a Poor Law que era “uma instituiçãoespecializada que adquiriu uma base nacional, embora continuasse a ser administrada localmente”.
Para Marshall, a cidadania deve ser um patrimônio comum, um sentimento direto de participação, mas nem o...
tracking img