Ciclos reprodutores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclos reprodutores dos vegetais


Ciclo Haplodiplobionte : Todos os vegetais intermediários e superiores, todas as rodófitas, certas feófitas, como a Laminaria, e certas clorófitas, como a Ulva, possuem o ciclo haplodiplobionte. Neste ciclo ocorre uma alternância de gerações, onde há um adulto haplóide (n) e um adulto diplóide (2n). O adulto haplóide produz gametas (n) por mitose, por issochamado de gametófito (produtor de gametas). Já o adulto diplóide produz esporos (n) por meiose, sendo denominado esporófito (produtor de esporos). Por essa razão, a meiose é classificada como espórica, ou ainda intermediária, pois ocorre no meio do ciclo de vida. A diferença básica entre gametas e esporos é que os primeiros são células sexuais, enquanto que os esporos são assexuados.
CicloHaplobionte: Algumas algas verdes, como a Ulothrix, possuem ciclo de vida haplobionte, ou seja, há apenas indivíduos haplóides (n). O zigoto, ou célula ovo, formado por fecundação, logo sofre meiose, por isso denominada meiose zigótica. É interessante notar que o zigoto é a única célula diplóide do ciclo. A meiose também pode ser denominada inicial, pois ocorre no início do ciclo de vida.
CicloDiplobionte : É o ciclo de vida característico dos animais, porém algumas clorófitas, como a Bryopsis, e certas feófitas, como Sargassum e Fucus, também o apresentam. O indivíduo adulto é diplóide (2n), sendo que a única célula haplóide do ciclo é o gameta. A meiose ocorre na formação dos gametas, por isso denominada meiose gamética. Como ocorre no final do ciclo, também chamada meiose final.
O ciclo devida das gimnospermas é haplodiplobionte. O vegetal duradouro é o esporófito (2n) e os transitórios são os gametófitos . O gametófito masculino jovem é o grão de pólen * que se desenvolve originando o tubo polínico (gametófito masculino maduro ou microprotalo). O gametófito feminino ou megaprótalo é o saco embrionário que fica no interior do óvulo. O gameta masculino haplóide (n) é o núcleoespermático (ou gamético) e o gameta feminino haplóide (n) é a oosfera.
Muitas gimnospermas, como as coníferas, não precisam de água para a fecundação, que se dá por sifonogamia, com formação de tubo polínico. Mas algumas gimnospermas primitivas, consideradas por alguns autores como verdadeiros fósseis vivos (Cycas revoluta, por exemplo) ainda dependem da água para a fecundação produzindo anterozóidesque nadam em direção à oosfera.
Polêmica em vestibular é esclarecida nos livros de Amabis e Martho
 
O vestibular de Biologia de 1999 da Universidade Federal da Paraíba trouxe uma questão sobre ciclos de vida, cuja resposta foi contestada com base em alguns livros didáticos destinados ao ensino médio. Os livros de Amabis e Martho, todavia, concordavam com a resposta oficial do vestibular. Face aessa discrepância, apresentamos a seguir a questão que provocou a polêmica, e um comentário assinado pelos autores José Mariano Amabis e Gilberto Martho.
Questão 36
Sobre as plantas e as algas, afirma-se que
I.são assexuadas porque não fazem sexo como os animais.
II.as algas verdes (Chlorophyta), as vermelhas (Rhodophyta) e as pardas (Phaeophyta) possuem clorofila do tipo a.
III.as briófitase as pteridófitas apresentam ciclo de vida diplobionte, com alternância de gerações haplóides e diplóides.
IV.as criptógamas possuem estruturas reprodutoras bem visíveis e as fanerógamas têm essas estruturas pouco evidentes (escondidas).
V.as gimnospermas e as angiospermas são, basicamente, organismos diplóides e apresentam estruturas reprodutoras denominadas, respectivamente, estróbilos eflores.
Estão corretas apenas
a)I, III e IV.
b)I, II e V.
c)II, III e V.
d)III e IV.
e)II, III e IV
A resposta é c), pois são corretas as afirmações II, III e V. Alguns professores questionaram a validade da afirmação III, com base em livros didáticos de ensino médio que chamam o ciclo das briófitas e das pteridófitas de haplodiplobionte, em vez de diplobionte.
A nomenclatura dos ciclos de...
tracking img